quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Insuficiência Istmo Cervical e Repouso

Gostaria de abrir um tema para reflexão das mulheres que lutam contra a Insuficiência Istmo Cervical: a nacessidade de repouso. Geralmente, por não haver um consenso médico, as mulheres se perguntam se devem ou não fazer repouso absoluto. E muitas acreditam que, se não o fizerem, estarão contribuindo para a perda do bebê.

Em minha última gestação (me refiro à anterior à gestação atual), fiz quatro meses de repouso absoluto, sem sair da cama, nem mesmo para me alimentar. Em vão. Perdi o bebê com 21 semanas. Minha saúde ficou debilitada em razão do repouso, meus ossos ficaram enfraquecidos e mal conseguia suportar a luz do sol nas poucas vezes que saia de casa para ir ao médico.

Além disso, o emocional da mulher fica extremamente abalado, pois, contamos as horas passar deitada em uma cama. Sei que para as mães, assim como para mim, o repouso é insignificante diante do sonho de ter um filho, mas ele, de fato, contribui?

Acredito que não! Caso contrário, não teria perdido minha bebê mesmo estando tantos meses sem me mexer. Acredito que existem cerclagens mal feitas por médicos inexperientes e cerclagens bem feitas por profissionais capacitados. Sim, apesar de todos haverem estudado a teoria, nem todos os médicos estão aptos a realizar uma cerclagem de sucesso.

Meu médico, dr. Ricardo Barini, não me recomendou repouso em nenhum momento de minha gestação, nem tampouco me autorizou a fazer extravagância. Quando perguntava (dezenas de vezes) se devia fazer repouso, se podia ter uma vida normal, ele me respondia: "Você está tratada!" É claro que tomo certos cuidados mínimos,  mas, nada diferente de qualquer outra grávida. Ele nem sequer recomendou abstinência sexual.

Quero compartilhar esse assunto com  mulheres que possuem IIC, pois, tenho lido em vários sites a orientação às mulheres fazerem repouso absoluto, inclusive dicas do que fazer quando se está grávida em repouso, sem fazer nada. E a mulher que tem IIC e não está no repouso absoluto, sente até um terrível remorso com tantas histórias de necessidade de repouso. Acredito que, em alguns casos, mulheres que foram submetidas à cerclagem convencional (Técnica de Mc Donald), o repouso pôde ter auxiliado. Mas, se atualmente, existe a cerclagem definitiva que não requer (nem indica) repouso, é bem mais seguro você procurar realizar essa técnica nova.

Já li inúmeros relatos de mulheres que fizeram cerclagem convencional, repouso absoluto e perderam seus bebês. No entanto, não tenho conhecimento de nenhum caso com cerclagem definitiva em que a mulher haja sofrido perda, embora os números de "cercladas definitivas" seja bem menor ao do primeiro grupo.

Enfim, querida, gostaria de dizer a você com minha experiência de pessoa leiga, mas de alguém que luta há alguns anos, peça a Deus que lhe propicie meios para que você faça a cerclagem definitiva, ainda que isso seja bem mais difícil para você. Deus lhe dará uma estratégia para conseguir. Sem dúvida, você poderá evitar muito sofrimento. O nome da técnica da cerclagem definitiva é Lash Lash. Gostaria, do fundo de meu coração, que nenhuma mulher com IIC precisasse passar por mais uma perda para buscar o tratamento que busquei. Talvez, se tivesse tido maior esclarecimento, eu mesma teria evitado muita dor e sofrimento. Pense nisso. Se quiser, mande um e-mail para trocarmos figurinhas. christinarocha@hotmail.com

Que Deus abençõe a todas!

8 comentários:

  1. Pois é colega em relação ao repouso a médica onde passo disse também que só é indicado caso esteja com colo aberto ou algo assim se estiver cerclada não precisa, já o que vc cita sobre fazer a definitiva o Dr.Barine só faz se a paciente já tiver tido perdas anteriores cerclada. Fora isso ele não indica. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário.

      Acredito que mesmo quando o dr. Barini faz a cerclagem convencional, ele não indica repouso... podemos perguntar a ele...
      Bjs,

      Excluir
  2. Oi Christina,
    Eu já passei por dois abortos, sendo que no último estava cerclada, fiz repouso absoluto e ainda assim perdi meu sonho...apesar de ainda ser cedo pra colocar em prática qualquer procedimento, me interessei bastante sobre a cerclagem definitiva. Com a benção de Deus, esse pode ser o fator decisivo para o sucesso da minha próxima gestação. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Claudia,

      Querida, sinto muito por suas perdas. Que Deus lhe dê forças para se reerguer. Se desejar, entre em contato comigo para "conversarmos" por e-mail"
      Um forte abraço,

      Christina

      Excluir
  3. ROSELI CRISTINA 34 ANOS28 de março de 2014 às 04:06

    EU PREDI O PRIMEIRO NAO SABIA QUE TINHA ESTE PROBLEMA, O GUILHERME ELE NASCEU DE 23 SEMANAS FICOU VIVO 2 DIAS MAS NAO RESISTIU INSUFICIENCIA RESPIRATORIA....... DEPOIS ENGRAVIDEI DE NOVO E TIVE O RENAN FIZ A CERCLAGEM COM 15 SEMANAS E CORREU TUDO BEM GRAÇAS A DEUS HJ ELE TEM 15 ANOS.......DEPOIS DE 3 ANOS ENGRAVIDEI DA RAISSA FIZ O PROCEDIMENTO TBM COM 15 SEMANAS,OCORREU TD BEM... GRAÇAS A DEUS HJ ELA TEM 13 ANOS....... E HJ ESTOU GRAVIDA DO MEU SEGUNDO MARIDO ESTOU DE22 SEMANAS E 5 DIAS FIZ A CERCLAGEM COM 15 SEMANAS E ESTOU EM CASA DE REPOUSO....ESTA TD BEM COM A GRAÇA DE DEUS E UMA MENINA A VICTORIA...... ROSELI CRISTINA....ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens Roseli.tbm tenho o msm problema.tenho 17anos e no mes de fevereiro desse ano perdi uma mocinha de 23semanas Sophia Gabrielly.estou sem chao.mais ja estou tentando ter outra e cm fè em Deus vai dar td certo

      Excluir
  4. Tenho 17 anos e dia 03 de fevereiro tive a Sophia Gabrielly com 23 semanas uma hora depois ela morreu me senti sem chao at hj nao me conformo.descobri a insuficiencia no utero mais eu ja tinha dilatado td.nao deu tempo d ser realizadaa cerclagem.mas peço a Deus pra preparar meu utero e se Deus kizer vai dar td certo.boa sorte pra gente ..

    ResponderExcluir
  5. Eu sou do tipo que prefiro cuidar... se influência ou não o repouso... mal não a de fazer... tô fazendo repouso na medida do possível. ..usando medicação.
    Minha gravidez anterior levei até as 38 assim...e essa vai chegar também Se Deus quiser....minha médica recomendou repouso e abstinência na anterior e nessa a mesma coisa.... prefiro ter a sensação de que estou fazendo tudo que posso....do que ficar com remorso...de não fazer...
    É difícil. ..o psicólogo não me abala sempre ...só as x. ..pois já sabia quais seriam as minhas condicoes para seguir uma outra gestação....
    Na primeira foi muito dolorido perder...se eu soubesse teria feito repouso....
    Nessa gestação tá mais fácil pois meu repouso começou depois das 12 semanas.... na anterior começou no início por conta dos sangramentes.
    Bela observação nesse texto...mesmo fazendo repouso perdem seus bebês. ... agora imagine se não tivesse feito...a Iic é silenciosa e traiçoeira...

    ResponderExcluir