quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Sobre a Insuficiência Istmo Cervical (e a cerclagem definitiva)

Olá amigos,

Hoje vou escrever um pouco sobre a Insuficiência Istmo Cervical e também sobre a cirurgia que fiz denominada cerclagem. Esse post foi pedido por uma nova amiga chamada Bruna, leitora do blog.

Pois bem, a insuficiência istmo cervical, também conhecida como IIC consiste numa fragilidade no colo do útero que, devido ao peso do bebê, encurta precocemente e se dilata levando a um parto prematuro. Ou seja, é o que acontece com as mulheres quando elas estão próximas ao momento de dar à luz. No entanto, no caso das mulheres que possuem IIC, isso acontece quando o bebê tem um peso ainda bem baixo. No meu caso, meu primeiro filho tinha apenas 500g.

Para corrigir o problema e fazer com que a gestação prossiga até o final, é necessário fazer uma cirurgia denominada cerclagem que consiste na "amarração" do colo do útero. Esses pontos objetivam não permitir que o colo encurte ou dilate à medida que o bebê ganha peso. Geralmente, as mulheres fazem após a 12ª semana de gravidez. Essa cerclagem mais comum é realizada pela técnica de MC Donald.

Ocorre que já ouvi vários relatos de mulheres que fizeram cerclagem,  repouso e, mesmo assim, perderam seus bebês. Entendo (minha visão leiga baseada em minha experiência e em relatos que ouvi) que, em alguns casos, o médico não dispõe de condições perfeitas para o procedimento: o colo já está curto e dificulta a cerclagem ou já está dilatado. Em minha terceira gestação, fiz a cerclagem convencional com 13 semanas e o médico me disse que meu colo já estava com cerca de 2cm (curto) e levemente dilatado. Meu atual médico, dr. Ricardo Barini já me disse que, em algumas pacientes que se encontram grávidas nestas condições, ele realiza a cerclagem abdominal em razão de não ter as condições apropriadas para a cerclagem de MC Donald. Só para não restar dúvidas ou confusão, a cerclagem de minha terceira gestação não foi feita pelo médico Ricardo Barini e sim a da minha gestação atual.

Bom, a cerclagem que fiz foi realizada pela técnica de Lash Lash. Ela é realizada antes da mulher engravidar. Assim, o médico possui as condições adequadas para trabalhar no colo do útero, além de conseguir chegar em um ponto mais próximo ao útero (em razão de que não há uma bolsa gestacional correndo o risco de  ser "furada"). Desta forma, com essa técnica, o médico consegue deixar o colo do útero com mais de três centímetros. No meu caso, mesmo grávida e com IIC, meu colo do útero mede quase 4 cm.

Além disso, com a cerclagem defintiva, a mulher grávida pode levar uma vida normal, sem necessitar de repouso. É claro que somos mulheres mais cautelosas. Eu, por exemplo, estou em Campinas sem trabalhar, mas saio do apartamento todos os dias, faço compras no supermecado, vou ao shopping, cozinho para mim e meu esposo diariamente. Tenho uma vida absolutamente normal, graças a Deus. O dr. Barini também recomendou caminhada e/ou hidroginástica (embora eu não faça rsrs). Não é ótimo?

Abro aqui um parêntese para falar do Dr. Ricardo Barini. Ele foi o médico que desobriu que eu tinha IIC. É muito capacitado, experiente, seguro e, além de tudo, é uma pessoa muito humana. Não foram poucas as vezes que deixei as lágrimas rolarem em seu consultório. Após minha cerclagem (em abril do ano passado), eu perguntei a ele quantos por cento eu teria de chance de ter meu bebê. Ele sorriu dizendo: "Agora? depois da cirurgia? 100%". Aliás, seu sorriso cativante merece outro parêntese.

Gostaria, do fundo do meu coração, que mulheres com IIC não precisassem passar por tantas perdas, tanto sofrimento até obterem um diagnóstico preciso e uma solução adequada. Antes da gravidez que estou vivendo, passei por inúmeros médicos que tinham total desconhecimento ou pouca experiência no assunto.

A propósito, a IIC pode ser detectada por ultra-som durante a gravidez e deveria ser procedimento padrão a medição do colo do útero ao longo da gestação. Mas, não sendo, peça ao seu médico que meça (mesmo se você nunca sofreu uma perda). A medida é feita por ultra-som transvaginal.

O nome do meu médico é Ricardo Barini. Ele atende na cidade de Campinas, SP e às quarta-feiras em São Paulo, capital. Mais informações e contato poderão ser obtida em sua página:


P.S: Esse blog é um espaço nosso. Dê sua opinião, conte sua história. Entre, a casa é nossa!!!

Em tempo, a cerclagem difinitiva permite que a mulher tenha várias gestações. Logo, os partos devem ser cesáreos para preservar a cerclagem.

25 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Christina, eu também após duas perdas procurei o dr. Ricardo Barini em 2011 fiz a minha cerclagem definitiva e hoje estou gravida de 28 semanas. Não tive intercorrências, não tive dificuldade nenhuma pra engravidar após a cerclagem pré gestacional e levo uma vida normal sem repouso. Sou muito grata a ele por ser tão atencioso, humano e competente. A vida do meu filho eu agradeço a Deus e ao Dr. Barini... serei eternamente grata.
    Anne Carvalho Macedo (moro na Bahia)

    ResponderExcluir
  3. Anne,

    Fico muito feliz por você. Graças a Deus, tudo está indo bem em sua gravidez. Por favor, mande notícias e, se possível, escreva aqui para que outras mulheres também possam ouvir nossos relatos.
    Tudo de bom. Fica com Deus.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Christina
    Eu tb tive 3 perdas a mais recente a 1 mes com cerclagem simples pois ter tido uma IU. Eu já havia procurado Dr Barini mas não podia fazer a definitiva pois nunca havia feito a simples. E agora dia 10 de Fev estou indo lá novamente para poder fazer a cerclagem definitva. Tenho muitas duvidas ainda, tenho medo de fazer e não dar certo de novo ainda to muito confusa. Mas se Deus permitir até Junho estarei cerclada definitivamente.
    Parabéns pela gravidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida,
      Não tenha medo. Entregue seus planos nas mãos de Deus e tudo dará certo. Acredite.
      Eu também já passei por todos esses momentos de dúvida e incertezas e estou aqui, pela graça de Deus, me preparando para o parto.
      Se eu consegui, você também conseguirá. Vou orar por você. Mande-me notícias.
      Um forte abraço.

      Excluir
    2. Ola cristina ao ler te sinto um pouco de esperança.
      Eu sofri 4 abortos sendo os 2 primeiros de 1 mês e os 2 ultimos de 4 meses.
      Na terceira descobri que tenho IIC e pa prevenir nesta quarta fui cerclada aos 12 semanas.
      Imfelizmemte apesar da cerclagem o meu colo se abriu e os medicos nao tiveram alternativa a nao ser interomper a gravidez no dia 12 de agosto 2013.
      Sou africana e cheguei a EUA a 2 semanas e tenho consulta no dia 29 deste mês.
      Queria saber se corro risco de nunca de realisar o meu sonho de ser mae ?
      Quero tambem saber se o dr Barini atende nos EUA precisamente em new york?
      Gostaria tambem de falar com maes que passaram por isso e o meu mail é cairoumo@gmail.com
      Mais uma vez fiquei feliz em ler te e vejo uma luz no fundo do tunel.

      Excluir
    3. O Dr Barini so atende no BR

      Excluir
  5. Meninas qual o valor dessa cirurgia?

    ResponderExcluir
  6. Christina, td bem?
    Eu já perdi 1 bebê de 24 semanas e depois de 6 meses engravidei novamente e fiz a cerclagem mc donald, e minha filha nasceu na 32ª semana. Ficou 30 dias na UTI, mas hj tem 13 anos e é a razão da minha vida...
    Estou querendo engravidar novamente, mas muito insegura...
    por isso estou pesquisando sobre a cerclagem definitiva. Vc sabe qual o valor da cirurgia? nenhum médico faz pelo convênio?
    obrigada.
    viviane

    ResponderExcluir
  7. oii christina, tudo bem? eu já tive 2 perdas... =/
    minha 1ª gestação perdi uma menina com 29 semanas q pesou 1,80kg, e a 2ª perdi um menino com 22 semanas que pesou 470g, sofri muito e agora lendo seu relato me senti esperançosa! vou conversar com meu médico pra fazer tbm essa cerclagem definitiva! é muito bom conhecer outras mães que tem o mesmo problema que eu!!!
    bjooos e obg!

    ResponderExcluir
  8. ola, faz hj 15 dias q perdi meu segundo filho com 23/24 semanas(530gr) e o 1° perdi com 20/21 semanas(495gr)ja faz 3 anos q perdi o 1° agora estou pensando em ir em Sao Paulo fazer uma cerclagem definitiva, mas tenho medo, pois li que tem q ser anestesia raqui e minha irma fez a raqui na cesaria e quase morreu de dor de cabeça, e eu gostaria de saber os riscos tbm dessa cerclagem se alguem poder me ajudar a tirar minhas duvidas agradeço um abraço p tds.

    ResponderExcluir
  9. Oi entao,eu me chamo nayane tenho 23 anos e ja tive 3 perdas,uma em 2009 gestaçao de 23 semanas,outra em 2012 com 15 semanas e no dia 21/09/2013 perdi minha menininha com 22 semanas... As duas primeiras gestaçoes eu não tinha feito cerclagem pq não sabia q tinha IIC ,descobri depois da minha 2° gravidez...dai na 3° gestação com 16 semanas fiz a cerclagem mas infelizmente mesmo com todo repouso tive um sangramento e no hospital foi constatado que a cerclagem q fizeram tinha folgado e a bolsa protuza desceu p canal vaginario seguindo de um abortamento tardio novamente..... A dor foi muito grande e ainda está send, são apenas 15 dias q perdi minha menininha... Mesmo assim eu nao desisto...me interessei sobre a cerclagem definitiva,moro em São paulo e gostei de saber q existe um anjo Dr BARINI q pode me ajudar....

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu tive duas perdas, a primeira em 2009 com 17 semanas, era um menino, a segunda ocorreu há dois meses, estava com 26 semanas, e também era u menino, muito lindo, que nasceu de parto normal chorando, acredita? Meu menino resistiu por 3 dias, e infelizmente veio a óbito! Ainda estou triste, arrasada, só descobri que tenho IIC nesta gestação, e infelizmente foi tarde, tenho um misto de tristeza e revolta, fiz tudo certinho, fiz vários ultras, e nenhum médico detectou a IIC. Bom quero fazer a cerclagem definitiva, não quero correr o risco de passar novamente pela dor de uma perda... Li os relatos e fiquei com uma dúvida, para fazer a cerclagem definitiva preciso fazer primeiro a cerclagem simples? Se puder me responder ficarei imensamente agradecida!

    ResponderExcluir
  11. Oi...minha 1°gestação não foi tão tranquila e minha filha veio a nascer quando tava pra completar 7meses e pesando 1.100kg viendo a falecer dois dias depois,seis meses depois engravidei novamente e meu filho Paulo Eduardo nasceu de 8meses é nossa maior alegria.Gostaria de saber se a mulher que tem o IIC consegue chegar com a gestação como a minha com 8meses.Pois penso em engravidar novamente e o doutor me pediu o ultrassom para ver se eu tenho IIC.e me disse que se eu tiver tenho que fazer a cerclagem e pra fazer tem que tomar annestesia RAC aquela que a mulher toma quando faz cesaria.Gostaria de saber se é assim mesmo e se é simples fazer.obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Olá, bom dia!
    Sofri um aborto com 15 semanas e 4 dias, o sofrimento é imensurável, se não servisse a um Deus misericordioso, não estaria de Pé. Mas então, dois dias antes do aborto fiz a usg e foi evidenciado que meu colo é curto, 24,4 mm, porém a médica me disse que eu não tinha indicativo de cerclagem pois nunca tinha tido aborto, sendo esta minha primeira gestação. Nos últimos 15 dias que antecedeu o aborto eu sentia um peso muito grande na região pélvica, que segundo ela era normal, porém já era um sintoma da icc. Queria muito fazer a cerclagem definitiva, pois tenho medo de perder mais um bebê, perde mais um sonho. Há possibilidade de fazer a definitiva sem antes fazer a simples? Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  13. Ola Christina Rocha ,infelizmente tenho IIC e perdi meu 1 °filho , e uma perda que nao consigo superar ,e quero engravidar novamente ,como faço para fazer essa cerclagem ,eu tenho que procurar um ginecologista ????

    ResponderExcluir
  14. ola meu nome é Rafael ,eu e minha esposa Flaviane acabamos de perder nossa filha sophia por causa dessa anomalia IIC , ela estava de 24 semanas quanto teve que fazer um parto forçado pois estava com dilatação de 6 centimetros , e eu gostaria de saber se pode ser feito essa cerclagem definitiva msm sem ter feito a simples antes ?

    ResponderExcluir
  15. Ola mamaes! Eu tambem tive uma perda ha 11 anos atras com 24 semanas de gestacao. Foi muito dificil pra superar o acontecido. Meu bebe nasceu de cesarea pesando 780g. Ficou apenas 7 dias na UTI neo. Na epoca nao tive nenhuma explicacao do que tinha acontecido, apenas de que foi um parto prematuro e o bebe nao resistiu. Hoje 11 anos depois engravidei novamente e foi a maior felicidade, mas eu sempre com medo de acontecer novamente, mas estava levando a vida normal fazendo acompanhamento no pre-natal tudo indo bem. No dia 12 de julho depois de um dia normal de trabalho, senti que tinha um pouco de sangramento. Fui ao hospital e o medico que me atendeu disse que eu estava em trabalho de parto com 3 dedos de dilatacao e a bolsa estava saindo. Fiquei desesperada e me veio tudo na cabeca novamente que eu ia perder outro bebe. Foi entao que o medico me explicou que eu tinha IIC e que havia uma cirurgia pra segurar o colo do utero,mas deveria ser feita ate 12 semanas de gestacao e eu ja estava com 22 semanas. O medico foi um anjo na minha vida disse que iria me internar e tentar segurar com medicacao. Com 5 dias que de internacao ele conversou comigo e disse que estava pensando em fazer a cerclagem, mas era muito arriscado contrair infeccao e ate mesmo romper a bolsa. Eu pedi muito a Deus pra decidir o que fosse o melhor pra mim. No dia seguinte autorizei a realizar a cerclagem. Correu tudo bem gracas a Deus. O medico foi super humano e muito carinhoso comigo fez o que o seu coracao mandou pra me ajudar a salvar o meu bebe. 2 dias apos a cerclagem tive alta com recomendacao de repouso e estou afastada do servico ate o parto. Estou fazendo pre-natal de alto risco e hoje estou de 30 semanas, ansiosa par chegar as 37 semanas pra tirar os pontos da cerclagem esperar o meu pequeno nascer saudavel se Deus quizer. Obrigada por poder contar um pouco da.minha historia e desejo muita esperanca a todas. Bjs! Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  16. olá. eu estou muito feliz com esse tipo de cerclagem,pois eu já perdir 3 bebes um de 6 meses outro de 2 e o utimo de 7 meses,na utima gestação eu fiz a cerclagem comum fiz o repouso e só conseguir segurar até o 7 mês, vou buscar conhecimento sobre a ceclagem definitiva e vou fazer,tenho certeza que vou conseguir..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá gostaria de saber qual é o valor da cerclagem definitiva,por favor estou esperando sua resposta!!! bjs

      Excluir
    2. EU tambem gostariamuito de saber

      Excluir
  17. Boa noite sou Adriana e meu maior sonho Deus realizou que e de ser mãe, quando engravidei sentia muita dor e ao fazer ultrassom com 15 semanas descobri que tinha IIC,fiquei desesperada mas o médico Poitou por não fazer cerclagem por que minha BB tava grande e seria muito risco,então ele me passou ultragestan que usei a gestação quase toda e repouso absoluto,enfim entrei em trabalho de parto com 40 semanas e 4 dias,minha filha nasceu com 3.500 e 49 centímetros, hoje ela tem 2 anos 6 meses e perfeita graças a Deus.então tenha fé VC támbem vai consegui já estou querendo partir para segunda gestação ano que vem e estou animada depois conto para vcs OK.bjs fica com Deus

    ResponderExcluir
  18. Olá Christina Tudo bem/
    Tenho 21 anos,tive duas gestações perdi meus dois filhos com 6 meses ,a primeira não sabia que eu tinha problemas mas com 25 semanas tive contrações e dilatação total tive que ir pra sala de parto tive parto normal e perdi meu bebe meu filho . Já na segunda fizemos tratamentos com medicamentos para segurar pois eu havia explicado para minha média o que havia ocorrido na primeira gestação porém ela optou por não fazer a cerclagem pois no início da gestação é normal mas mesmo tendo tomado muitos medicamentos ficar internada não consegui segurar minha filinha tive que fazer uma cesária para que ela n sofresse mais meu colo do útero dilatou totalmente e tive muito sangramento durante duas semanas por isso fiquei internada.
    Minha médica disse que mesmo que eu tivesse feito a cerclagem não daria certo pois dissolveria com meu colo.
    bom minha médica me indicou o DR.Barini já liguei ja sei onde ele atende e horários mas ainda não temos como fazer uma consulta com ele problemas financeiros ,mas estou me organizando para marcar uma consulta logo é minha ultima chance!

    gostaria de ter contao com você!
    Meu e-mail é loyse-2011@hotmail.com e meu face é Carlos e Loyse Rodrigues somos da cidade de Piqueteinterior de São Paulo.

    Obrigada pelo depoimento me deu esperanças!
    Bjs e

    ResponderExcluir
  19. ola mamae adorei ter lido isso pois dia 05/01 desse anos perde meu 3 bebe e descobri nessa ultima gestacao que tenho esse problema iic vou procura um medico pra fazer essa cerclagem definitiva pois nao aguento outa perda.

    ResponderExcluir
  20. Sou de brasilia queria muito saber se tem algum anjo por aqui que saiba da definitiva

    ResponderExcluir