sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Última consulta de pré-natal em Campinas

Ontem fomos à nossa última consulta de pré-natal com o dr. Barini, aqui em Campinas. Na semana que vem, se Deus quiser, já estaremos em macapá. Pois bem, precisávamos de relatório para poder embarcar de avião, últimas recomendações, enfim.

Mas, vamos ao que interessa. Meu filhote já está com 1,900kg. Não é ótimo? É uma satisfação muito grande saber que logo logo já estará com peso ideal para nascer. Daqui em diante, ele deve ganhar cerca de 200g por semana. E está com 40 cm de comprimento. Será que vai ser alto? rsrs

Ouvimos o coraçãozinho dele. É maravilhoso. Neste momento, percebo que realmente tenho outra vida dentro de mim, um coração que bate além do meu. Ser mãe é maravilhoso. Deus concedeu esta benção à mulher e sou muito grata a Ele por também poder vivenciar esses momentos.

O bebê continua sentado. Nesse caso, o parto seria cesáreo de um jeito ou de outro. Fico com um pouquinho de medo da cirurgia, pois o médico precisará puxar o nenê pelos pezinhos. Ai, ai, ai.

Ontem também me despedi do dr. Barini. Disse a ele que, quando o bebê nascer, vou poder agradecer melhor, mas que era muito grata por ele ter sido enviado por Deus à minha vida.

Lembro-me de quando encontrei o nome dele na internet. Estava sentada na mesa da sala de jantar com o notebook. Havia chorado muito. Enviei um e-mail que ele respondeu alguns minutos depois, o que começou a me dar esperança.

E por aí começaram nossas consultas, a cirugia algum tempo depois e a segurança que ele sempre me passou. Deus usa as pessoas para nos ajudarem e o dr. Barini tem sido uma dessas pessoas em minha vida. Já estou com saudades.

Bem, ontem também fomos ao shopping e compramos um canguru de carregar bebê. Tão bonitinho... hehe. O Alê é quem diz que vai carregar o bebê no canguru. Acho mesmo que fica bom nele, pelo fato de ser bastante alto.

Essas são as notícias nossas. Na próxima sexta, se Deus quiser, estarei no voo para Macapá. Que felicidade.

Beijos a todos!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

31 semanas de vitória...


Terça-feira! Mais um fechamento de um ciclo. Mais uma semana de vitória. Hoje completamos 31 semanas de gestação, devidos exclusivamente a Deus por nos proporcionar essa dádiva maravilhosa. Estou muito feliz, sem palavras para descrever o que sinto. Acabo de ler no guia do bebê que, a partir de agora, o bebê cresce menos em tamanho e adquire mais peso. Isso me deixou muito feliz, pois, sei que o bebê precisa adquirir peso. Toda terça-feira é assim. Acordo bem cedo, agradeço a Deus. Preparo meu café e fico na frente do note. Primeiro para ler o guia do bebê. Depois, para escrever no blog.

Como já falei aqui, tenho estado anciosa. Mas, acredito que toda mulher grávida passa por isso. No meu caso, só é mais constante. rsrs

Completar 31 semanas de gestação parece um sonho. Na verdade, toda minha história com o João Pedro parece surreal. Vou precisar materializar pra acreditar plenamente quando meu JP nascer. Sei que essa fé parece a de Tomé.

Já estou também contando o tempo para nosso retorno a Macapá. Será na semana que vem e hoje é a minha penúltima terça-feira aqui, se Deus quiser. Lembro-me quando cheguei pra morar aqui em Campinas. Estava com apenas 20 semanas de gestação e agora 31. Obrigada, Senhor.

Peço que você continue em oração por nós. Inclua nossos nomes em suas orações, pois, precisamos muito de orações intercessórias.

E que venham as 32...

31 semanas (Guia do Bebê)

Minha Gravidez Semana a Semana
A medida do feto essa semana é de 28cm e já pesa 1600g.
A estrutura óssea do bebê se fortalece. A íris que era opaca torna-se colorida. Agora o crescimento irá diminuir, o bebê ganhará peso. Conforme o bebê vai crescendo e precisando mais de espaço dentro do útero, o líquido amniótico diminui.
Nessa fase de gestação, a mamãe ainda vai sentir dores nas costas, pois os músculos de sustentação começam a contrair e relaxar.
O útero está a 11cm acima do umbigo. Dormir de maneira agradável fica cada dia mais difícil. Está chegando o dia!
Segurança
Sua barriga está grande e redonda e ao usar o carro o cinto de segurança é extremamente desconfortável, não é?
Lembre-se que o cinto é um equipamento para sua segurança e obrigatório.
Para melhor acomodação, o cinto deve ser de três pontos e use-o na altura dos quadris, abaixo da barriga. Ajuste-o para não te machucar.
Não esqueça que daqui algumas semanas um pequeno ser também usufruirá o carro e também precisa de segurança. A cadeirinha de carro é um dos equipamentos mais importantes, pois o bebê irá usá-la logo que sair da maternidade.
Pode ter certeza que o bebê estará mais protegido na cadeirinha do que em seus braços.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Às vésperas das 31 semanas...

Hoje é mais um dia de vitória. Uma ansiedade tremenda tem me invadido. Amanhã, completaremos 31 semanas, graças a Deus. É mais do que eu poderia sonhar e me sinto muito feliz. Mas, tenho ficado com medo. Ontem, não resisti e entrei em alguns sites que falam sobre bebês prematuros. Já tinha prometido pra mim mesma que não voltaria a fuçar esse tipo de coisa na net, pois, só me traz preocupação. São tantas histórias... Sei que não resisti à tentação após assitir uma matéria no Fantástico que mostrava uma mãe que passou a noite de natal no hospital porque sua bebê estava na UTI há cerca de 40 dias. Chorei com a história e comecei a pesquisar caso o bebê nascesse agora. Muitos bebês sobrevivem com menos da metade do que hoje tem meu bebê. Mas, definitivamente, não quero que meu filho sequer ponha os pés em uma UTI.

Sei que não devo temer. Devo entregar meus planos nas mãos do Senhor e descansar em Seus braços. Minha preocupação em nada acrescenta à minha vida. Sei também que preciso amadurecer muito espiritualmente, pois, minha fé é muito vacilante. Mas, Deus compreende e perdoa minhas inseguranças.

Pois bem. Acabo de chegar das compras. Saímos pelo comércio daqui de Campinas para comprar algo que servisse como lembrancinha do nascimento do JP. Compramos umas garrafinhas transparentes. Dentro, vamos colocar M&M´s e, por fora, uma fitinha com adesivo de "Cheguei". Não é legal?

Pois é. Se você quiser receber uma lembrancinha, vai precisar me visitar no hospital quando meu filhote nascer. hehe


sábado, 24 de dezembro de 2011

Um Feliz Natal?

Todos os anos, no natal, fazemos uma bela ceia na minha casa, lá em Macapá. Convidamos amigos e familiares e preparamos pratos deliciosos. De fato, é um natal muito animado, cheio de gente. Até meu poodle (Tob) fica de um lado pro outro, recebendo carinho das pessoas. E eu, recebo muitos presentes, da mesma forma que presenteio.

Este natal tem sido bastante diferente em minha vida. Estou em um apart hotel bem pequeno em Campinas. Como todos sabem, saí da minha cidade pra vir cuidar do bebê. Hoje não temos uma ceia de natal. Pelo contrário, acabei de jantar: torrada, cevada com leite e banana. Nada de peru ou sobremesas maravilhosas.

Mas, parei para refletir sobre como nesse natal Deus tem me dado as maiores bençãos dos céus que eu poderia sonhar. Pela primeira vez, estou grávida no natal e de um bebê que já está com 30 semanas e quatro dias. É maravilhoso pensar que, desta vez, vou ter meu filhote, pela misericórdia de Deus. E posso imaginar que, no próximo ano, esse bebê já vai estar com cerca de dez meses. E estará na ceia lá na minha casa, recebendo carinho de todos (juntamente com o poodle). Vai ser muito bom. Agora há pouco, estava olhando umas roupinhas que compramos pra ele. Quanta emoção!

Outro fato que merece destaque é que minha mãe encontra-se viva e sem sequelas do gravíssimo acidente que sofreu. Seu acidente ocorreu no dia 02 de dezembro e minha mãe esteve entre a vida e a morte. Neste natal, eu poderia estar de luto, sofrendo a perda de minha mãe. Mas Deus não quiz assim e operou um milagre. Minha mãe está com muitas dores, ainda sofre. Mas, hoje na casa dela vão fazer uma bela ceia, com quase todos os seus filhos, cheios de gratidão a Deus pela benção do renascimento de minha mãe. 

Sim, gostaria muito de poder estar com minha família participando dessa comemoração. Mas, aqui, longe de todos, tenho tudo que preciso para ser muito feliz nesta noite de natal. Meu filho, neste exato momento, está se mexendo muito dentro de minha barriga e isso faz de mim uma mãe realizada, esperançosa, feliz. Minha mãe está lá na sua casa, com dores e, talvez, um pouco de desânimo, mas, o ar transborda de seus pulmões e Deus fortalece suas forças a cada dia.

Senhor Jesus, hoje é uma data que  relembramos teu nascimento. Mas, nós, recebemos tuas bençãos e te entregamos nossos corações.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Dedinho cortado...

Ontem à noite, estava cozinhando uma comidinha para o marido e, de repente, cortei meu dedo indicador. Fomos ao hospital que fica a duas quadras daqui, Hospital Beneficência Portuguesa.

O médico achou por bem dar uns pontinhos e assim o fez: dois! Pedi tanto pro médico não deixar a cicatriz muito feia que ele disse que iria fazer uma cirurgia plástica no meu dedo. Coitadinho, bem que ele tentou, mas ponto é ponto e aqui estou eu com o dedo inchado e feioso.

Ontem, quando estava aguardando o médico aplicar a anestesia, pensei na hora do parto e senti um calafrio. Olha que eu sou forte e não entendia porque as mulheres ficavam com tanto medo em pensar em um parto cesáreo. Agora sei. Mas, tudo bem, se consegui passar por várias anestesias pra perder um filho ou fazer uma curetagem, posso sim fazer um parto cesáreo e o medo já passou, graças a Deus.

Mas, outro medo me surgiu. Ainda não comentei por aqui, mas uso diariamente heparina anticoagulante pra evitar trombofilia. Eu mesma me aplico. Uma agulhada na barriga todas as noites desde que descobri que estava grávida. Essa medicação deve ser interrompida uma semana antes do parto.

Certo, mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Ontem, quando me cortei, sangrei tanto que cheguei a pensar que o corte havia chegado a uma veia. Depois de sangrar bastante na pia, enrolei meu dedo em uma toalha de rosto dobrada em três partes e, pasmem, encharcou a toalha. Isso me deixou com medo e o Alê também ficou impressionado.

E se eu tiver um parto surpresa e ainda estiver tomando heparina? Imagino a quantidade de sangue que sairá quando "abrirem minha barriha". Ai, ai, ai.

Vou conversar com meu médico na semana que vem sobre o assunto.

Mas, tudo certo. Entre mortos e feridos só  foi um cortinho no dedo. rsrs

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Feliz Natal!


Esse é um pequeno vídeo de natal que demonstra nossos votos para todos que nos  acompanham. Foi feito pelo papai do JP. É muito bom ter um cartão de família em que aparece a figura de um filhotinho, que ainda não nasceu, mas, encontra-se presente aqui consoco.

Dieta para grávidas

Sei que muitas mulheres que acompanham o blog estão grávidas ou, em breve, estarão. Então, vou postar aqui a dieta que minha nutricionista recomendou. Tem ajudado bastante. Engordei 6kg em 7 meses. Tá bom, né?
Lá vai:

Café da manhã:
01 xícara de café com leite desnatado (com adoçante)
01 fatia de mamão com uma colher (sopa ) de linhaça
02 torradas integrais light (ou uma fatia de pão integral

Almoço:
01 colher (de servir) de arroz integra
01 colher (de servir) de grão (feijão, lentilha, ervilha, milho verde, grão de bico... )
01 prato de salada crua acompanhado de legumes
01 porção de carne (frango, carne, peixe, atum...)
01 fruta de sobremesa

Lanche (17h):
01 banana com 01 colher (sopa) de linhaça + 01 colher (sopa) de aveia + 01 colher (sobremesa) de uvas passas
02 castanhas do pará ou 02 nozes (pode ser comido com o lanche ou depois)

Jantar:
01 sanduíche de pão integral: 02 fatias de pão integral  + 02 fatias de peito de peru defumado light (ou atum) + alface, tomate, pepino...
01 copo de suco frutas (com adoçante)
OU 01 prato fundo de sopa de legumes (sem massa)
01 fruta de sobremesa


Ceia:
01 iogurte desnatado ou 01 fruta ou 01 copo de leite desnatado

Nota: Usar adoçante natural; pelo menos 01 das frutas deve ser rica em vitamina C;evitar consumo de doces e frituras.

Fica a dica. Se você quiser compartilhar sugestões, fique à vontade.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Vivendo os 7 meses...






Olá amigos,

Hoje fomos ao estúdio buscar as fotos do meu ensaio. Aí você  vê algumas. Achei bem legal. Ficaram bonitas.

Não tenho muita noção do tamanho que está a minha brriga, mesmo me olhando no espelho. Agora, com as fotos, consegui perceber que, graças a Deus, tá grande. Parece de grávida, né? rsrs

As pessoas conversam comigo na rua e perguntam com quantos meses estou e quando o bebê vai nascer. Quando respondo, elas ficam admiradas e dizem que pareço estar com mais idade gestacional. Fico feliz. Durante bastante tempo, eu perguntava para o Alê: "Eu já pareço grávida?"

Minha mãe sempre me disse que um dos seus sonhos era me ver com um barrigão. Graças a Deus, esse milagre tem se cumprido em minha vida.

Costumava dizer aqui no blog que me sentiria mais segura quando estivesse com 30 semanas de gravidez. Me sinto mais confiante, sim. Mas, ainda não me sinto totalmente relaxada. Peço perdão a Deus por ser tão hesitante.

Conheci uma moça que é médica pediatra e ela me disse que o bebê vive bem com 32 semanas, embora precise ficar alguns (poucos) dias na UTI. Porém, o bebê com 34 semanas vai direto para o colo da mamãe. Não é maravilhoso? Agora fico contando o tempo pra 34... Dá pra entender? rsrs

Acho que minha insegurança só vai acabar mesmo quando meu filho vier para os meus braços. Todos os dias peço a Deus que o bebê nasça no tempo certo e venha direto para o meu colo, sem precisar de incubadora, uti...

Sonho muito com o dia que vou ter meu bebê. O imagino no meu colo mamando no hospital. A propósito, ainda não tenho leite. rsrs

Gostaria que todas as mulheres que já sofreram perdas pudessem viver os momentos que estou vivendo. Se você é uma delas, acredite, Deus tudo pode!

Gosto de desabafar aqui no blog. Sei que muitas pessoas têm me acompanhado, orado por mim e comemorado cada vitória. Embora eu não saiba quem vocês são, muito obrigada pela companhia!! (O blog já possui mais de 600 acessos...)

Uma boa noite e um grande beijo a todos!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dia de mãe estilosa...

Hoje fizemos nosso ensaio fotográfico de grávida. O primeiro, pois ainda quero fazer outro em Macapá com o Tony Franck. Foi muito legal. Muito divertido. A fotógrafa era bastante experiente em fotos de grávida e me ensinou a fazer poses ótimas.
O Alê filmou o ensaio pra depois produzir um vídeo.
Usamos alguns acessórios: ursinho de pelúcia, bolinha azul...
Achava que não gostava muito dessas brincadeiras de grávida, mas, a fotógrafa pintou com batom o nome do João Pedro na minha barriga e eu achei muito divertido. Pensei até em fazer um chá de bebê. Rsrs
Amanhã vamos buscar as fotos e selecionar algumas para “tratamento”. Estou eufórica para ver como ficou.
Obrigada, Senhor, por esses momentos. São únicos e de pura felicidade!!!
P.S: Amanhã posto algumas fotinhas pra vocês.

De repente 30!!!!!!!!! ( 7 meses )

Hoje é um dia muito especial. Uma terça-feira linda e cheia de bençãos. Hoje completo 30 semanas de gestação, 7 meses. Mal consigo acreditar. Sonhei muito com esse dia. Sei que o bebê ainda não pode nascer, mas, sair da casa dos vinte e entrar na dos trinta, é delicioso.

Não tenho palavras pra agradecer a Deus por essa dádiva, esse presente enviado do céu pra mim.  Eu quero tanto ter um bebê e agora sinto que esse sonho vai se tornar realidade. Hoje acordei e vi o carrinho do bebê na sala ( o Alê montou ontem), me emocionei.

O bebê, segundo meus cálculos, deve estar com 1,600 kg e isso já é um milagre, pois meu útero não suportava peso e agora a minha barriga tá enorme. rsrsr

Peço a você que acompanha o blog que permaneça em oração por nós. Ainda temos um trajeto para seguir até a vitória final e chegaremos vencedores, pela graça de Deus.

Hoje vou receber um presente bem legal em comemoração às 30 semanas: um book fotográfico! O ensaio vai ser à tarde. Depois conto como foi.

Em tempo: Nunca pensei que fazer 30 fosse tão bom. Em setembro, fiz trinta (anos de idade) e passei por uma crise existencial. rsrsr

Beijos

30 semanas (guia do bebê)

Minha Gravidez Semana a Semana
A medida do bebê deve estar em torno de 27cm e seu peso 1350g.

O bebê já passa a ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Nas menininhas, o clitóris está bem à vista, pois os pequenos lábios ainda não o cobriram.

Nesse terceiro trimestre, o bebê precisa de muitos nutrientes. Faça uma alimentação saudável.
A mamãe poderá sentir-se incomodada ao dormir. A posição ideal é deitar-se do lado esquerdo, porque exige menos esforço e facilita a circulação placentária.

Chá de bebê
Vai realizar o chá de bebê? Então está na hora de começar a idealizá-lo. Primeiro decida quem vai convidar e os presentes que estão faltando no enxoval do bebê ou que deseja ganhar.
Em seguida, escolha alguém para organizar tudo isso para você, já que não pode saber o que vai ganhar de quem.
Divirta-se!

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

Fonte:http://guiadobebe.uol.com.br/30-semanas-de-gravidez/

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Novos amigos...


Neste fim de semana, almoçamos mais uma vez com amigos muito especiais que conhecemos aqui em Campinas. A Raquel trabalha no SELS e foi lá que nos vimos pela primeira vez. Alguns dias depois, ela nos viu na igreja e, então, nos convidou para almoçar com ela. E assim tem sido. Sábado foi a terceira vez que desfrutamos da alegria de seu lar.
Pela primeira vez, levamos algo, pois, sempre íamos com as mãos abanando (rsrs). Fizemos um peixe ao molho branco e todos acharam delicioso. A Raquel e o Moisés são pessoas maravilhosas, gentis, alegres, cheios de amor pra dar. O lar do casal é sempre cheio de gente e repleto de alegria.
Esse casal foi um presente de Deus em nossas vidas, apesar do pouco tempo que estivemos juntos. A Raquel é uma pessoa dócil, sábia, feliz e não há como não se encantar com seu sorriso. Seu esposo Moisés também é muito especial.
Ah, a Raquel deu um presente lindo para o João, uma bíblia em quadrinhos. Escrevi na primeira página: “De Tia Raquel e Tio Moisés, para João Pedro”.
Não sei se teremos outra oportunidade de nos ver. Eles foram passar o fim de ano em Santa Catarina e quando voltarem, já estaremos em Macapá. Desejo que Deus conserve este lar com muita paz, prosperidade e amor e que todos os desejos dos corações desse casal possam se tornar realidade.
Raquel e Moisés, vocês já possuem um lugar especial em nossos corações e tenham a certeza de que falaremos de vocês para o nosso João Pedro. Espero que vocês logo, logo encomendem um filhotinho também.
Um grade beijo.

Dia de comprinhas em São Paulo

Na última quinta-feira, fomos para São Paulo (capital) pra fazer algumas comprinhas. Conosco foram a Jane e o Érick. No caminho, paramos para comer uma pamonha rsrs. Que delícia!

Para mim, estar grávida e poder andar por aí é algo inacreditável. Viver uma gravidez normal é tão bom. Deus tem sido maravilhoso comigo. É claro que um pouco de medo ainda me acompanha, mas, um dia de cada vez e vamos vencendo.

Em São Paulo, foi muito legal. Compramos mais umas roupinhas para o João Pedro, camisolas de amamentação pra mim e, finalmente, o carrinho de bebê, que merece um capítulo à parte. O Alessandro  ficou quase uma hora com os vendedores para escolher o carrinho. No final, ficou em dúvida entre dois, sendo que ambos eramm lindos, mas um era enoooorme e o outro era a versão compacta. Eu o deixei à vontade. Saí até de perto pra não pressionar, mas estava torcendo pelo modelo que me desse menos trabalho pra carregar.

Finalmente, venceu o modelo compacto. E eu amei!

O carrinho é lindo e está conosco aqui no apartamento. É azul marinho, no tom da bolsa de bebê (Tigor). Às vezes, fico me imaginando empurrando o bebê no carrinho... me emociono. São pequenos detalhes que fazem parte dos meus sonhos e me trazem felicidade. Quando esse dia a dia com o João se concretizar, não sei onde vou guardar tanta emoção, pois meu coração é pequeno.

Obrigada, Senhor!!!

Vou me embora pra Pasárgada


Bem, o médico liberou e Deus nos mostrou que podemos voltar. Agora é organizar tudo aqui em Campinas e voltarmos, finalmente, para Macapá.

Ainda temos algumas coisas para organizar e a principal delas é que temos que despachar o carro e as transportadoras estão cobrando uma fortuna. Então, cogitamos a hipótese de vender.

Meu médico disse que posso ir a qualquer momento, mas, prefiro esperar até completar 32 semanas, assim posso voltar com ele na consulta de 29/12.

Então, de acordo com nossos planos, embarcaremos para Macapá dia 06 de janeiro de 2012. Que maravilha. Já vai ser ano novo, o ano do nascimento do meu filhote. Quanta emoção. O parto deve ser agendado para, mais ou menos, dia 14/02. Falta muito ou falta pouco? Sei que, pra tudo que já vivemos, falta pouco. Mas, essa reta final, ai ai ai. Que Deus me ajude a controlar a ansiedade.

Pois é. Vou voltar pra minha terra onde cantam os sabiás...

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como se detecta a Insuficiência Istmo Cervical

Já conversamos aqui no blog a respeito do que é a IIC. Mas, como diagnosticá-la? Geralmente, as mulheres que descobrem possui-la já se encontram no hospital perdendo seus bebês. No entanto, a IIC é facilmente identificada quando a mulher está grávida. Pela ultra-som, o médico acompanha o comprimento do colo do útero e verifica se o mesmo está encurtando. Em caso positivo, a IIC é detectada e realiza-se a cerclagem.

A cantora Wanessa Camargo, por exemplo, tem IIC que foi detectada em sua primeira gestação. Realizou cerclagem e tá por aí exibindo o barrigão, graças a Deus. Ou seja, ela não precisou sofrer nenhuma perda.

Logo, é prudente que as mulheres grávidas peçam sempre ao médico que façam a medição do colo do útero. Não custa nada ter essa precaução.

Ocorre, porém, que algumas mulheres perdem seus bebês e ainda têm dúvida se têm IIC ou não, pois, nem sempre os médicos apresentam um diagnóstico preciso.

Nesses caso, quando a mulher não está grávida, é possível detectar a IIC através de um exame chamado histerossalpingografia. Trata-se de uma espécie de "radiografia" do útero em que é colocado um contraste no momento do exame e, dependendo do fluxo deste contraste, se dirá se a mulher tem ou não IIC.

No meu caso, como todas as minhas perdas foram com médicos da minha cidade, ao consultar um especialista, ele não poderia ter certeza do meu diagnóstico sem ter me acompanhado em nenhuma de minhas perdas (embora fosse bastante sugestivo que se tratava de IIC).

Então, realizei a tal histerossalpingografia, que, aliás, é um tanto dolorida. E a IIC foi precisamente diagnosticada.

Alguns médicos, infelizmente, desconhecem que tal exame serve para diagnosticar a IIC, já que esse exame tem por finalidade verificar a obstrução de trompas e coisas do gênero. Lamentavelmente, são profissionais que não se atualizam. Logo, aconselho que o se procure um médico, de fato, especialista na área.

Procure um profissional competente e ele saberá lhe falar mais sobre o assunto. Tenha cautela. Não deixe o seu sonho de ser mãe na mão de qualquer um. Peça a Deus que coloque um bom médico em sua vida.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Consulta de pré-natal

Hoje fui à consulta com o dr. Ricardo Barini. Que maravilha! Deus nos encheu de notícias boas.

O bebê já pesa 1.480kg. Dá pra acreditar? Estou tão feliz que me sinto flutuando. rsrs. O colo do útero está bem fechado e os pontos de minha cerclagem estão totalmente preservados. Dr. Barini disse que eu estou ótima e posso voltar pra Macapá a hora que desejar.

Isso me deu um grande alívio. Antes de entrarmos para a consulta, fizemos uma oração a Deus pedindo uma resposta quanto à nossa idéia de voltar ou não. E Deus nos respondeu por intermédio do médico.

Estou com muita vontade de voltar pra casa. Pelo meu filhote, faria qualquer sacrifício, inclusive ficar aqui por tempo indeterminado. Mas, fico feliz em saber que vou poder tê-lo em Macapá. Quero terminar de decorar o quarto, organizar o enxoval, me cercar de amigos e da minha mama. Enfim...

Hoje também fui à consulta de retorno com a nutricionista. Graças a Deus, emagrecei 1 kg e 200g. Não que eu queira exatamente emagrecer a essa altura do campeonato, mas, foi uma perda que não compromete a saúde do bebê e me dá uma folguinha, Graças a Deus.

Isso também me deu mais força pra continuar na dieta que não tem sido fácil. Às vezes, fico mal humorada por sentir tanta fome. Mas, o pior está por vir: natal e ano novo. rsrsr

Dia repleto de boas notícias e de bençãos dos céus. É pouco ou quer mais?

Eu quero mais! rsrs

Bjs.

29 semanas...

Bom dia. Que dia maravilhoso. Hoje estou completando 29 semanas. De madrugada, acordei pensando: já estamos com 29. rsrs É uma sensação maravilhosa. Não tenho palavras para agradecer a Deus por tudo o que está me proporcionando, por esses momentos cheios de alegria que antecedem momentos que serão ainda melhores quando o JP chegar.

Pra variar, acabo de me emocionar. Li no guia do bebê que, com 29 semanas, o bebê já gosta de brincar com o cordão umbilical. Ai, ai, ai. Embora a parte do cordão umbilical me assuste, é tão gostoso saber que ele já é uma criança com sensações, com alegria.

Peguei na minha barriga e disse que vou brincar muito com ele. Que ele vai ser muito feliz e me fazer, já me faz, muito feliz.

A Deus toda honra e toda a glória. Foi Ele quem me fez chegar até aqui e me acompanhará até o fim do caminho. O Senhor ouviu as minhas orações.

À tarde, vamos na consulta. Volto aqui mais tarde pra contar tudo.


Bjs,

29 semanas (Guia do Bebê)

29 Semanas de Gravidez

8º mês lunar - 29ª semana
Minha Gravidez Semana a Semana
O comprimento do bebê esta semana é de 26cm e seu peso de 1250g.
O bebê muda de posição constantemente, adora brincar com o cordão umbilical. Que espuleta, já gosta de brincar! A pele enrugada já desaparece por causa da camada de gordura e está avermelhada.

Mesma situação encontra-se o sistema nervoso central, também bem desenvolvido e já permite que o bebê controle sua temperatura a partir do nascimento.

O colostro pode sair do seu peito, com uma aparência amarelada. Seus pés estão maiores. Dessa forma, use calçados confortáveis.
Nesse período, é comum a mãe começar a ficar ansiosa para o término da gravidez. Há um aumento na secreção vaginal.

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Notícias atualizadas de minha mãe

Mais um muro a ser ultrapassado. Os médicos descobriram que minha mãe, além de ter quatro costelas fraturadas, também tem uma vértebra fraturada que precisará ser "colada" com pinos em uma delicada cirurgia. O procedimento será realizado esta semana já que aguarda-se as chegadas dos pinos.

Minha mãe tem se mantido confiante e grata a Deus e, a todo momento, louva-O por tantas bençãos, apesar das dificuldades que são insignificantes diante do milagre tão grande que aconteceu em sua vida.

Hoje, por telefone, a mama disse que, se apenas uma pessoa entregar seu coração a Jesus, por intermédio de sua história, o sofrimento já terá valido a pena. Passaremos por mais essa, pois, temos a certeza de que os médicos são apenas instrumentos nas mãos daquele que é o médico dos médicos.

Permaneça em oração.

Agradecemos a todos peloa poio. Deus abençõe a todos nós.

Às vésperas das 29...

Olá pessoal. Aqui estamos em mais um dia de vitória e às vésperas de completar 29 semanas. Acabo de conversar com Deus e dizer que sei que o bebê ainda corre muitos riscos se nascer prematuro. Mas, não podemos chegar às 38 semanas sem antes passar pela 28ª, 29ª... e assim vai. É assim mesmo, uma luta diária e a única coisa que importa é que estamos caminhando bem, graças a Deus. Não há nada que indique que há algo de errado, para glória de Deus e para meu alívio e gratidão.

Amanhã tenho consulta com o dr. Barini e isso, talvez, esteja me deixando ansiosa, pois, vou saber em detalhes como estamos. Aliás, estou com saudades dele.

A consulta será às 15:30h e vamos fazer ultra-som pra ver nosso João Pedro. Quanta expectativa. O blog tem sido muito visitado e isso me surpreendeu bastante. Talvez eu não conheça você que acessa e lê meus relatos, mas saiba que fico grata por compartilhar com você esses momentos de luta e, acima de tudo, de vitória. Fique à vontade para comentar e deixar aqui sua história ou pedido de oração.

Peço a você que nos inclua em suas orações. Elas são muito importantes para nós e fazem toda a diferença. Deus, certamente, ouve as orações intercessórias.

Amanhã comemoraremos juntos nossas 29 semanas. Amanhã. Agora estou aqui em nosso apartamento, com soninho e  sonhando com o fechamento de mais um ciclo de 7 dias. Hoje recebemos amigos especiais que nos visitaram. São mais amigos de Macapá. Deus tem sido tão maravilhoso que envia, vez por outra, alguns amigos de Macapá para passar um pouco de tempo conosco e nos fortalecer. É muito bom.

Sem contar que eles trazem comidas gostosas: açaí, peixe e farinha. Que amizade interesseira. (rsrs)

Agora vou colocar o JP para dormir. Fiquem com Deus e que o Senhor os cubra de bençãos.

Beijos a todos.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Se das aves Deus cuida...


Hoje acordei um pouco ansiosa. Na verdade, desde ontem estou sentindo essa ansiedade no coração. Não sei exatamente a razão, talvez a consulta médica que terei na terça-feira, ou a consulta com a nutricionista (que vai me revelar se engordei...) ou se é o passar do tempo e o avanço da gravidez.

Na verdade, já escrevi aqui no blog que conto o tempo para chegar em 30 semanas de gestação, não sei o porquê. Penso que vou me sentir mais tranquila quando essa data chegar. E vai chegar, pela graça de Deus, daqui a 9 dias. 20 de dezembro. É uma data simbólica, que vai representar apenas uma parte do caminho que ainda está por vir, mas gosto de pensar e pronunciar: 30 semanas. rsrsr

Também estou um pouco angustiada com a consulta com o dr. Barini. Estou muito ansiosa para ver o João Pedro na ultra-som. Não o vejo desde 04 de novembro. Para mim, isso é uma eternidade. Preciso saber se o bebê está bem, se ele ganhou peso, como está o colo do meu útero e também se posso voltar pra Macapá no começo de janeiro.

Tenho orado para que Deus me ilumine, me dando sabedoria para tomar as decisões certas para o bebê. Estou com muita vontade de ter o JP em Macapá, principalmente agora que minha mãe não poderá vir me acompanhar e minha irmã Marcione, que era outra opção, tem que cuidar dela.

Enfim, a consulta vai ser importante para saber como estamos e para tomarmos decisões.

Mas, tenho que encontrar uma forma de me tranquilizar e não ficar ansiosa, pois, só preciso esperar, esperar e esperar.

A bíblia diz que não devemos nos afligir com o dia de amanhã. Assim como os passarinhos, devemos descansar nos braços do Pai, na certeza de que Ele cuidará de nós a todo momento. Que eu e você possamos ter essa certeza.

Não estejais ansiosos quanto à vossa vida... Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. (Mateus 6: 25, 26 e 34) 

Nota: A foto acima foi tirada do jardim da minha casa em Macapá. Esse é um dos integrantes que me acordavam todos os dias cantarolando...

Ser amigo é pra sempre...



No último final de semana, fomos a São Paulo (capital) para encontrarmos amigos especiais que vieram lá da nossa terrinha. Foi muito bom! Já estávamos com muitas saudades. Aliás, sentimos falta de muita gente (ou será de todos?), pois, aqui em Campinas estamos em um habitat totalmente diferente e conhecemos bem poucas pessoas. Mas, nos alegramos porque estamos em três e cada dia é um dia a menos que teremos que ficar por aqui.

Em Macapá, nossa casa é sempre cheia de gente e nós nos alegramos com isso. E vai voltar a ser assim, se Deus quiser, mas agora com um plus: vai ser uma casa cheia de brinquedo e de barulho de criança. Ai meu Deus, será um sonho!!!!

Nossos amigos trouxeram algumas souvenirs básicas, praticamente um kit de sobrevivência: açaí, peixe fresco e farinha de mandioca. Pena que já acabou rsrsr

Também fiquei muito grata a Deus por nossos amigos estarem conosco em um momento tão difícil, que foi a notícia do acidente de minha mãe. Deus manda o auxílio antes mesmo do problema.

A todos os nossos amigos que nos acompanham à distância (e virtualmente) o nosso abraço carinhoso. Saudades de todos.

Beejos e abraços bem apertados!!!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O papel de um pai

Hoje gostaria de falar sobre alguém que me acompanha nessa trajetória em busca de um filho: o pai do João Pedro! A propósito,  meu marido.

Desde que nossa luta começou, em 2007, muitos foram os desafios que precisamos superar. Perder nossos filhos foi uma dor imensa, sofrida, longa. Após termos a consciência de que eu, realmente, tinha algum problema, foram dezenas de exames, muitas viagens, muita pesquisa, muitas consultas. Meu marido sempre esteve ao meu lado, viajando junto, me fortalecendo, me amparando. Recentemente, em um momento difícil, ele me disse que eu era forte, mais forte que ele. Isso me surpreendeu porque sinto exatamente o contrário. Foi em seus braços que desabei inúmeras vezes. Ele, o Alessandro nunca poupou o mínimo esforço para alcançarmos nosso sonho. Nunca.

Mas, a maior gratidão que sinto por ele é porque ele jamais duvidou que seria possível ou que deveríamos desistir. Em certos momentos, nem eu mesma podia enxergar uma luz no fim do túnel. Meu esposo jamais me deixou pronunciar uma frase de que era melhor desistir. Ele sempre acreditou no impossível e me deu forças para prosseguir.

Lembro-me de nossa última perda, nossa filha Ana. Um dia depois do velório, pela manhã,  fomos ao cartório receber a certidão de óbito. Eu estava completamente destroçada, parecia que nada na minha vida possuia algum sentido. Tinha a sensação de que o céu estava escuro, já não tinha a mesma cor. Depois de esperarmos para sermos atendidos, a funcionária do cartório disse que eu teria prioridade, já que se tratava de um bebê que tinha acabado de nascer (e morrer) e eu estava de resguardo. Meu marido disse a ela que tudo bem, que isso não aconteceria novamente. Nesse momento, perguntei pra ele porque nunca mais iria acontecer. Achei que ele fosse responder que não tentaríamos de novo. Ele respondeu:  "Não vamos mais perder um filho. Da próxima vez, vai ser só certidão de nascimento."

Naquele momento de muita dor, com as imagens recentes de minha filha em um caixão, não tinha forças para nada, para acreditar, para sonhar. Mas, o Alê estava lá.

Hoje moro em Campinas por um período. Larguei minha casa, minha família, amigos, para vir cuidar do meu bebê. Mas, comigo está o Alessandro que também precisou abandonar tudo para nos acompanhar. Ele é meu motorista, meu ouvinte, minha companhia constante.

Em um de nossos momentos, poucas semanas antes de eu descobrir que estava grávida, eu estava falando sobre viajar para Campinas quando engravidasse. Ele me disse:Vou com você no primeiro dia e volto no último. E assim tem sido. Mesmo quando ele descobriu que seu pai havia falecido (quando eu estava com cinco meses de gravidez), ele viajou para Macapá para o sepultamento com o coração partido e voltou no dia seguinte, pois sabia o quanto precisávamos dele aqui.

Sim, há aspectos que poderiam ser diferentes, como marido. Mas, como pai, ele é perfeito. É o melhor que poderia sonhar para o João Pedro. Estou aqui em Campinas, a caminho de um sonho, graças a Deus, acima de tudo. Mas, aqui nessa terra, sei que minha história poderia ter tomado outro rumo, se ele não me apoiasse sempre, sempre.

Fico grata por ter  alguém que sonha e luta ao meu lado (ao nosso lado).

Sobre a Insuficiência Istmo Cervical (e a cerclagem definitiva)

Olá amigos,

Hoje vou escrever um pouco sobre a Insuficiência Istmo Cervical e também sobre a cirurgia que fiz denominada cerclagem. Esse post foi pedido por uma nova amiga chamada Bruna, leitora do blog.

Pois bem, a insuficiência istmo cervical, também conhecida como IIC consiste numa fragilidade no colo do útero que, devido ao peso do bebê, encurta precocemente e se dilata levando a um parto prematuro. Ou seja, é o que acontece com as mulheres quando elas estão próximas ao momento de dar à luz. No entanto, no caso das mulheres que possuem IIC, isso acontece quando o bebê tem um peso ainda bem baixo. No meu caso, meu primeiro filho tinha apenas 500g.

Para corrigir o problema e fazer com que a gestação prossiga até o final, é necessário fazer uma cirurgia denominada cerclagem que consiste na "amarração" do colo do útero. Esses pontos objetivam não permitir que o colo encurte ou dilate à medida que o bebê ganha peso. Geralmente, as mulheres fazem após a 12ª semana de gravidez. Essa cerclagem mais comum é realizada pela técnica de MC Donald.

Ocorre que já ouvi vários relatos de mulheres que fizeram cerclagem,  repouso e, mesmo assim, perderam seus bebês. Entendo (minha visão leiga baseada em minha experiência e em relatos que ouvi) que, em alguns casos, o médico não dispõe de condições perfeitas para o procedimento: o colo já está curto e dificulta a cerclagem ou já está dilatado. Em minha terceira gestação, fiz a cerclagem convencional com 13 semanas e o médico me disse que meu colo já estava com cerca de 2cm (curto) e levemente dilatado. Meu atual médico, dr. Ricardo Barini já me disse que, em algumas pacientes que se encontram grávidas nestas condições, ele realiza a cerclagem abdominal em razão de não ter as condições apropriadas para a cerclagem de MC Donald. Só para não restar dúvidas ou confusão, a cerclagem de minha terceira gestação não foi feita pelo médico Ricardo Barini e sim a da minha gestação atual.

Bom, a cerclagem que fiz foi realizada pela técnica de Lash Lash. Ela é realizada antes da mulher engravidar. Assim, o médico possui as condições adequadas para trabalhar no colo do útero, além de conseguir chegar em um ponto mais próximo ao útero (em razão de que não há uma bolsa gestacional correndo o risco de  ser "furada"). Desta forma, com essa técnica, o médico consegue deixar o colo do útero com mais de três centímetros. No meu caso, mesmo grávida e com IIC, meu colo do útero mede quase 4 cm.

Além disso, com a cerclagem defintiva, a mulher grávida pode levar uma vida normal, sem necessitar de repouso. É claro que somos mulheres mais cautelosas. Eu, por exemplo, estou em Campinas sem trabalhar, mas saio do apartamento todos os dias, faço compras no supermecado, vou ao shopping, cozinho para mim e meu esposo diariamente. Tenho uma vida absolutamente normal, graças a Deus. O dr. Barini também recomendou caminhada e/ou hidroginástica (embora eu não faça rsrs). Não é ótimo?

Abro aqui um parêntese para falar do Dr. Ricardo Barini. Ele foi o médico que desobriu que eu tinha IIC. É muito capacitado, experiente, seguro e, além de tudo, é uma pessoa muito humana. Não foram poucas as vezes que deixei as lágrimas rolarem em seu consultório. Após minha cerclagem (em abril do ano passado), eu perguntei a ele quantos por cento eu teria de chance de ter meu bebê. Ele sorriu dizendo: "Agora? depois da cirurgia? 100%". Aliás, seu sorriso cativante merece outro parêntese.

Gostaria, do fundo do meu coração, que mulheres com IIC não precisassem passar por tantas perdas, tanto sofrimento até obterem um diagnóstico preciso e uma solução adequada. Antes da gravidez que estou vivendo, passei por inúmeros médicos que tinham total desconhecimento ou pouca experiência no assunto.

A propósito, a IIC pode ser detectada por ultra-som durante a gravidez e deveria ser procedimento padrão a medição do colo do útero ao longo da gestação. Mas, não sendo, peça ao seu médico que meça (mesmo se você nunca sofreu uma perda). A medida é feita por ultra-som transvaginal.

O nome do meu médico é Ricardo Barini. Ele atende na cidade de Campinas, SP e às quarta-feiras em São Paulo, capital. Mais informações e contato poderão ser obtida em sua página:


P.S: Esse blog é um espaço nosso. Dê sua opinião, conte sua história. Entre, a casa é nossa!!!

Em tempo, a cerclagem difinitiva permite que a mulher tenha várias gestações. Logo, os partos devem ser cesáreos para preservar a cerclagem.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Então, é dezembro...

Quando descobri que estava grávida, era 23 de junho. Minha mente não parava de fazer cálculos: para quando seria o bebê? Quando teria que me mudar pra Campinas? 

O mês de dezembro foi uma das incógnitas da minha mente e do meu coração: Estarei grávida em dezembro? Meu bebê vai estar bem? Vou perdê-lo? Dezembro parecia um futuro muito distante para os meus planos. E porque não dizer incerto?

Gosto muito do mês do natal. Todos os anos, faço uma bela ceia na minha casa e comemoro a data com amigos e familiares.

Mas, esse ano, a expectativa para o último mês do ano me alegrava, me enchia de esperança, me amedrontava. O tempo se passou. No fim de novembro, quando começaram a passar na TV as primeiras propagandas sobre as compras de Natal, fiquei emocionada. Foram algumas vezes que chorei ao ver um comercial com música de Natal. Meu Deus, era real. Chegava dezembro e meu bebê ainda estava aqui comigo, crescendo, chutando, me enchendo de felicidade.

Pois bem. Dezembro chegou e trouxe consigo renovações de esperança, certezas de que dias melhores virão. Dezembro se tornará especial por mais um motivo: minha mãe teve vida nova!!!

As luzes dos enfeites de natal agora tomam conta da cidade, irradiando as cores do período mais belo do ano. E eu aqui me encho de alegria e já não conto mais o tempo para a chegada de dezembro, mas para 2012, para o recebimento  do milagre, para a chegada do meu João Pedro...

Agora aguenta, coração!!!

Depois do acidente com minha mãe, ainda não havia conseguido falar com ela ao telefone. Ela apenas havia sussurrado algumas palavras curtas com muita dificuldade. Isso estava me angustiando muito.

Graças a Deus, finalmente, consegui!!!!Eba! Mal posso acreditar. Com a voz ainda embargada, conversamos. Ela me contou sobre o acidente e disse que sabe que Deus operou um milagre em sua vida. Disse que a Ana (sua cunhada, aquela que também estava no carro) foi quem a tirou do carro pela janela da porta. Disse ainda que sabe que foi carregada por um ser invisível, pois, sabe que a Ana, com cerca de 1, 48 cm e uns 50 kg, não seria capaz de fazê-lo sozinha.

Com quatro costelas fraturadas e muita dor, minha mãe disse que sabe o quanto Deus a ama. A vida daqueles que crêem em Deus é assim: paz em meio à tempestade.

Mama também falou que vai realizar um dos seus maiores sonhos: carregar um filho meu nos braços. E vai. Pela graça de Deus.

Foi emocionante falar com minha mãe. Não contive a emoção e o choro e tive a oportunidade de dizer o quanto a amo. Ela sabe disso. Mas, poder dizer a ela tudo que sinto após momentos de tanta incerteza se teria minha mãe viva, foi maravilhoso, surreal, divino.

Você já disse que ama a pessoa que está ao seu lado? Seu filho, sua mãe, seu marido...?

O Ontem é história; O Amanhã é mistério; O  hoje é uma dádiva, por isso, é chamado de PRESENTE!!!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

28 semanas de vitória


Hoje é terça-feira. Amo terça-feira. Meu João Pedro  está completando mais um semanasário: 28 semanas. Parece um sonho, mas, eu sei que é real, pela bondade de Deus.

À medida que o tempo passa, vou adquirindo mais confiança. Hoje de manhã pensei: Vou ter um filho!!! Sei que essa frase resume o sentimento de toda mulher que se descobre grávida. Mas, no meu caso, após tantas perdas, esse sentimento se consolida com o passar dos dias, das semanas, com cada vitória alcançada.

São seis meses e meio e sou imensamente grata a Deus. Hoje minha comemoração foi um pouco diferente. Não ouvi a voz da minha mãe ao telefone calculando quantas semanas faltam para o bebê nascer. Por outro lado, vai ser bom quando ela estiver totalmente recuperada, se dando conta de que algum tempo já se passou e vai ficar feliz.

Agradeço a todos que oram por mim, que sonham comigo, que choram, que se alegram e que contam o tempo assim como eu: tempo para a chegada do JP, tempo para nossa volta para Macapá, tempo do fim da espera, tempo de vencer e ser feliz...

domingo, 4 de dezembro de 2011

Para Rosângela

Mãe, estou escrevendo para você ler quando se recuperar. Sei que você sempre lê o blog.

A cada dia que passa, percebo o quanto te amo. Ontem, quando achei que pudesse te perder, meu coração sentiu tanta dor. Sei que não suportaria tua ausência. Lembra do que te falei naquela mensagem de celular quando eu estava em SP e descobri que tua biópsia de câncer havia dado negativa? Pois é... é a pura verdade. Vivi momentos de desespero, de angústia. Mas, graças a Deus, você vai ficar boa.

Você sabe o que representa na minha vida. É tudo e muito mais. Ontem quando eu estava indo pra igreja, liguei duas vezes pro teu celular às 8:15 (7:15 no horário de Macapá). Teu celular tava desligado. O Alessandro disse pra eu não ligar pq era cedo e vc deveria estar dormindo. Eu respondi: Ah, ela vai ter que acordar.

Não poderia imaginar que você estava no hospital. Gostaria de estar contigo. Não somente agora, mas o tempo todo. Você sabe o quanto sinto tua falta aqui em SP. Falo em ti o tempo todo e ligo o dia inteiro. Não vejo a hora de ir comer bolo sexta-feira à noite na tua casa. Mas, quando eu voltar, vai ser diferente. Vou levar o João Pedro comigo, se Deus quiser. E Ele quer.

Seja forte. Agradeça a Deus pelo milagre. E lembre: vão-se os anéis, ficam os dedos.

Te amo muito, muito, muito. Vou colocar aqui o trecho de uma música que traduz meu sentimento. Meu coração sofre cada vez que pensa em ti e se alegra pq sabe que você está viva e é impossível conter as lágrimas, como agora. Te amo. Tô com saudade de ouvir tua voz.

Eu não me acostumo sem seus beijos
E não sei viver sem seus abraços
Aprendi que pouco tempo é muito
Se estou longe dos seus braços
E por isso eu te procuro tanto
E te telefono a toda hora
Pra dizer mais uma vez "te amo"
Como estou dizendo agora

Meu amor, você é minha vida
Sua vida eu também sei que sou
Cada vez mais juntos
Quem procura por você
Sabe onde estou
Olha, eu te amo tanto e você sabe
Sou capaz de tudo se preciso
Só pra ver brilhar a todo instante
No seu rosto esse sorriso

Acidente com minha mãe...

Ontem foi um dia muito difícil. Estávamos na igreja (UNASP / SP) pela manhã quando recebemos a ligação com a informação de que minha mãe havia sofrido um grave acidente de carro. Quando meu marido me falou, me senti completamente desesperada. A notícia que ele tinha é de que ela havia fraturado três costelas. 

Poucos minutos depois, meu irmão disse por telefone de que se tratavam de cinco costelas, ela havia drenado 1 litro de sangue da região do tórax assim que chegou ao hospital e, por isso, havia recebido um litro de transfusão de sangue. 

Meu Deus, que coisas horríveis de se ouvir da minha mãe. Pensei, por alguns momentos, que iria perder minha mãe e isso seria algo insuportável. Minha mãe é meu porto seguro, minha melhor amiga. Não posso imaginar minha vida sem ela. As notícias foram se atualizando ao longo do dia: necessidade de remoção aérea... O médico que a atendeu disse que, caso ela houvesse demorado mais trinta minutos pra chegar ao hospital, já teria chegado em óbito. 

Bom, eis o o resumo dos fatos: minha mãe dirigia um fox de Macapá para a cidade de Larnjal do Jari. Ela ia com sua cunhada, sua sobrinha e sua cachorra Nina. Ao passar pela ponte do Rio Cajari, o carro capotou do alto da ponte. Ana e Andressa não sofreram lesão. Minha mãe sofreu o impacto com cinto de segurança, o que a fez fraturar quatro costelas.

Por ali passava um filho de Deus que a transportou para o vilarejo de Água Branca onde fizeram os primeiros socorros. Em seguida, a levaram para Laranjal do Jari onde verificaram que seu tórax estava tomado por sangue e fizeram um procedimento para drenar aquele sangue. Logo após, transfusão. Algumas horas depois, ela foi transportada de avião para Macapá. Já não corre risco de morte. Está internada na Unimed e sofre fortes dores na região torácica.

Minha mãe vive por um milagre. Poderia ter sofrido hemorragia interna por questões de minutos, poderia ter batido a cabeça. poderia, poderia...
 
Mas, Deus conecedeu seu livramento, bem como das demais pessoas (e da cachorra também). E enviou seus anjos para livrá-la da morte.

Estou aqui em São Paulo, com muita saudade da minha mãe. Gostaria de estar com ela e sei que ela gostaria de me ter por perto, mas Deus a abençoou tanto que ela tem consigo quase uma meia dúzia a mais de filhos para estarem com ela.

Gostaria que minha mãe estivesse em casa, com sua saúde intacta, mas, sou imensamente grata a Deus por saber que ela está viva e, em breve, estará  recuperada sem nenhum tipo de sequela. A Deus, toda a glória!

Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos  (Salmos 91:11)