sábado, 18 de fevereiro de 2012

João Pedro nasceu!

Enfim, o dia chegou.
Ontem, às 06h31min nasceu nosso filhote: João Pedro.
Ah! Quem está escrevendo hoje é o esposo da Chris e pai do João Pedro, Alessandro Rilsoney, porque a Chris ainda está descansando após a cirurgia.
Ela está bem, muito bem... E fica melhor ainda enquanto o João está mamando...
E o João Pedro? Não poderia estar melhor!
Nasceu com 49cm (acho que foi mais!), pesando 3,550Kg., forte, saudável, olhando tudo ao redor... É Lindo! Vejam e tirem suas conclusões:


A previsão é termos alta amanhã pela manhã.
E creio que a partir de amanhã a própria Chris estará postando mais notícias dela e do João Pedro.]

Um forte abraço!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Na véspera...

Boa noite meus queridos,

Já não conto mais os meses! Não conto mais as terças-feiras! Agora conto as horas para ver meu filho. São 19:03 e meu parto está agendado para 05:30h da madrugada. O que dizer nesse momento? Há tanto para dizer. Foram tantos meses de espera, de insegurança, de medo, de fé, de esperança. Foram tantos anos sonhando com o dia em que me tornaria mãe!

Estava disposta a tudo para ter um filho. Tudo! Mas, Deus, não permitiu minhas mãos humanas intervirem. Ele me concedeu uma gravidez em um momento que eu não esperava. Tenho que confessar a vocês que era um momento difícil da minha vida quando descobri que estava grávida.

Quando peguei o resultado de meu exame no laboratório, em 24 de junho de 2011, estava acompanhada das minhas três irmãs, minha mãe e minhas sobrinhas. Era algo que não esperava. Havia chegado dos Estados Unidos   (João Pedro foi feito lá rsrs) há dois dias e, para mim, foi uma grande surpresa. Oramos dentro do carro. Uma oração cheia de pedidos para que, dessa vez, tudo fosse diferente. E vieram as primeiras dolorosas e esperançosas lágrimas.

A esperança e o medo tomaram conta de mim. Dois pólos opostos entravam em conflito em minha mente e meu coração. Meu medo era tão dolorido. Não poderia suportar perder mais um filho. Minha esperança, às vezes, parecia menor que o meu medo. 

Mas, a esperança venceu. Há uma música que diz: "Quem espera no Senhor, se erguerá das cinzas, sempre irá vencer. Como águia voará mais altos que as montanhas, renovando seu vigor, renovado em seu amor".

É assim que me sinto hoje: reerguida das cinzas. Nesse momento, estou extremamente emocionada, tomada pela certeza de que Deus jamais abandona Seus filhos e grata a Ele por tudo.

Grata  também a você que me acompanha nessa jornada, que me deu forças, que esteve comigo acreditando, confiando, sonhando, me emprestando, mesmo que virtualmente, seu ombro para eu chorar, como tantas vezes fiz na frente desse computador.

Muito obrigada por suas visitas no blog, por suas palavras, por toda a força que tenho recebido. Alguns amigos compartilham comigo há bastante tempo, sofreram com minhas perdas (às vezes em silêncio), lamentaram por mim, choraram e torceram para que minha vida tomasse um rumo diferente e viesse um filho para invadir minha casa e meu coração de alegria.

Outros entraram em minha vida recentemente e passaram a dividir minhas esperanças. Como é bom ter pessoas como vocês! Como é bom ter tantas pessoas para compartilhar momentos tão especiais!

Nesse momento, meu João Pedro está se mexendo bastante e sei que talvez sinta falta dessa sensação tão gostosa de tê-lo em minha barriga. Mas, isso é só um detalhe. Quero mesmo é ter meu João completamente envolto em meus braços. Amanhã, após a cirurgia, precisarei ficar seis horas sem falar. Já orientei meu esposo que o quero em meu colo assim que ele for entregue no quarto. Meu Deus, vai ser o momento mais maravilhoso de minha vida. Agradeço a Deus a todo momento. Sei que não sou merecedora desse presente tão especial.

O papai do JP está encarregado de postar as primeiras notícias sobre o nascimento até que eu mesma possa contar minha versão. (risos). Acho que o próximo post feito por mim mesma vai ser no domingo, quando voltar para casa. (O ladrão que entrou em minha casa roubou o notebook hehe)

Em minha primeira postagem aqui no blog eu disse: "Prepare-se, pois, será testemunha de um milagre". Esse milagre vai ocorrer nessa madrugada! Conte a outras pessoas que há um Deus do impossível.

Há uma música que ouço há alguns meses. Além de ouvir, canto para o João várias vezes. Essa música fala sobre o milagre de um nascimento. Vou deixar aqui a letra dessa música. Acho que vou cantá-la (mentalmente) durante o parto. Você pode ouvi-la com o link: http://www.youtube.com/watch?v=h5J06A4S47E


Um momento especial
de emoção no coração
um sorriso vem trazer
alegria em meu viver
Um milagre vejo em seus olhinhos
a brilhar
Tão perfeito é o amor de Deus
Não há palavras pra Te agradecer Senhor
Pois meu bebê nasceu
E vou dedicá-lo a Ti
Vou ensiná-lo a Te servir
E assim irei retribuir
O presente que deste a mim
Quando o tempo se passar
e um adulto se tornar
com carinho irá lembrar
dos cuidados de Jesus
Te prometo que ao seu lado
sempre estarei
pra guiá-la bem juntinho de Deus
Não há palavras pra Te agradecer Senhor
Pois meu bebê nasceu
E vou dedicá-lo a Ti
Vou ensiná-lo a Ti servir
e assim irei retribuir
O presente que deste a mim.

A Deus toda honra e toda glória!

A você, meu muito obrigada, meu carinho e minha gratidão!

À minha família, todo meu amor!

Ao Alessandro, meu reconhecimento e as palavras do pastor Haroldo em nosso casamento: O que Deus uniu, não separe o homem!



Obs: Dia 11/03, teremos um culto de ação de graças pelo João Pedro. Depois, escrevo mais detalhes.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Na antevéspera...

Bom dia a todos,

Finalmente, consegui concluir as compras do João. Hoje saímos rapidamente e encontramos o que estava faltando: banheira e luvinhas. Tenho sentido muita dor na região da virilha (ou é da bacia?), o que me fez ter uma noite longa de dores e mais dores. Mas, tudo bem. Isso era tudo o que eu queria.

Na verdade, me acho uma grávida tão abençoada que esses pequenos inconvenientes são insignificantes. Primeiro, porque só de levar uma gestação até o fim já é o milagre de minha vida. Segundo, porque sempre me senti muito bem, não tive inchaço, enjôos, dores de cabeça, alteração na pressão...

Bom, agora é contar o pouco tempo que falta para o tão sonhado parto do João Pedro. Quando imagino que ouvirei a voz (o choro) dele na sexta, fico tão emocionada. Meu Deus, o que eu vou sentir na hora? Como vai ser? Quanta euforia, quanta felicidade, quanto alívio!

Ainda me sinto um pouco insegura quanto a cuidar do JP. Mas, tenho a sensação de que nasci para isso! rsrs. Se não nasci para isso, uma coisa é verdade: estou sonhando com esses momentos há quase cinco anos.

Minha Odisséia iniciou em maio de 2007, quando perdi meu Guilherme e agora já estamos em 2012. Muito tempo se passou. Acredito que toda essa espera para ser mãe vai me tornar uma mãe especial, uma mãe zelosa, uma mãe que sabe, verdadeiramente, o valor de um filho e o poder de Deus.

Uma dessas noites, acordei com tanta dor, sentindo minha barriga tão pesada que pensei: "Não devo ter sido operada por um homem. Meu útero era tão frágil e agora suporta um peso que meu corpo todo tem dificuldade de suportar. Só Deus mesmo para ter me operado."

E senti essa sensação de gratidão a Deus e aproveitei para agradecer, no meio da madrugada, por tudo o que Ele tem feito em minha vida. A Deus, toda honra e glória.

Hoje meu esposo vai protocolizar o pedido de licença paternidade (5 dias). Sinto felicidade em cada detalhe!

Hoje à noite, será a última em que vou passar em minha casa. Na madrugada de quinta (para sexta), já estaremos indo para o hospital para ir buscar o João. Engraçado, ele já está aqui. Mas, vamos recebê-lo. hehe

Acreditem, não há mais nada que eu queira nessa vida. Nada mais há com que eu sonhe. É claro que ainda tenho alguns projetos pessoais de vida, mas, se tudo continuar do jeito que está, já é mais do que suficiente para eu ser feliz.

O nascimento do João Pedro representa em minha vida muita coisa: a realização de um sonho, a constatação de um milagre, o fim da espera, a cicatrização de feridas doloridas. Como sempre digo por aqui, jamais quero esquecer a dor que já senti, pois, isso me fará ser eternamente grata a Deus. Mas, quero também aproveitar cada momento do João como momentos únicos.

E meu primeiro momento com ele será ouvir aquele choro...

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

38 semanas!!!!

Bom dia amigos,

Estamos em mais uma terça-feira. Aliás, a última terça-feira dessa longa jornada de espera pelo João Pedro. Estou muito feliz. Mas, para falar a verdade, lembrei que hoje era terça-feira por volta de 10:30 da manhã. Estou pensando tanto em sexta-feira que minha cabeça está dando uma reviravolta. rsrsr

Mas, é muito bom pensar que tantas terças-feiras se passaram, de vitória, de gratidão, de comemorações. Toda terça-feira significou muito para mim e hoje não está sendo diferente. Sou grata a Deus por ser a última com meu João aqui na barriga.

Hoje saímos para comprar algumas coisinhas: banheira e luvinha. Como é difícil comprar luvinhas. Já fomos em inúmeras lojas e não conseguimos nenhuma sequer. Mas, tenho que conseguir, pois, meu Joãozinho não pode passar frio. 

Quero agradecer a todos por estarem comigo em mais uma terça-feira.

E outras terças-feiras virão, mas, com o João chorando, fazendo barulho, dando trabalho. Ai, ai, ai. Que venham esses dias maravilhosos!

38 semanas (Guia do bebê)

Minha Gravidez Semana a Semana

O bebê essa semana deve medir 35cm e pesar 3100g.
O cabelo do bebê está sedoso e os lóbulos das orelhas estão endurecidos por cartilagem. Os ossos possuem boa flexibilidade e os órgãos sexuais estão totalmente desenvolvidos.

Com a proximidade do "dia D", a mamãe deve continuar sentindo as "falsas contrações", um excelente treino para a hora do parto. Essas contrações são irregulares e sentidas nas costas, baixo ventre e bacia.
As contrações verdadeiras são regulares e em tempos cada vez mais freqüentes e duradouros. Na verdadeira contração, a bolsa de água poderá se romper.

Parto cesárea
A indicação da cesárea é feita para mulheres com hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis e eclampsia. O parto cesariana também é indicada se o bebê estiver em sofrimento fetal, se não estiver na posição ideal, se sua placenta estiver com deslocamento prematuro ou se a gestação for prolongada.
Depois de aplicada a anestesia, o obstetra corta sete camadas de tecido até chegar ao útero, onde faz uma incisão para retirar a criança e a placenta. Depois limpa toda cavidade do útero, terminando com as suturas.

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Notícias nossas....

Amigos,

Acabamos de chegar de nossa última consulta de pré-natal. Graças a Deus, meu João Pedro está bem. Essa madrugada senti muita dor na região da virilha e continuo sentindo. A médica me informou que isso se deve ao fato de que estou entrando na 38ª  semana e meu corpo está se preparando para o parto. Ela disse, inclusive, que se eu achar que não suporto a dor, vamos fazer o parto.

Na verdade, não me importo com a dor. Não quero que o João nasça antes para o meu conforto. Se for preciso sentir dor até lá, tudo bem. Eu aguento. Só fico preocupada se ele está bem. Se está, ótimo. Vamos que vamos!

Na consulta, conversamos sobre os últimos detalhes e tudo ficou combinado e organizado para a tão esperada sexta-feira. Mal consigo acreditar que essa data, finalmente, está chegando. Hoje já chorei. Vi no facebook de algumas pessoas comentários de que o João está chegando. Fico extremamente emocionada em saber que esse milagre é compartilhado por outras pessoas.

Agora preciso terminar de organizar tudo aqui em casa. Afinal, vamos ter um bebê recém-nascido todo indefeso. Amanhã, uma empresa vai fazer a limpeza do forro daqui de casa e duas moças vão esterilizar a casa por completo. Haja trabalho!

É tudo um sonho que se transforma em realidade. Todos esses preparativos, todos esses detalhes foram sonhados  por mim e hoje vivo momentos muito almejados.

Pela graça de Deus,  estou recebendo bem mais do que poderia esperar. Por favor, continuem em oração para que o João nasça com saúde e perfeito, como nos nossos sonhos!

Mais uma pra contar: furto à minha casa

Bom dia amigos,

Quero compartilhar com vocês um pequeno incidente que ocorreu ontem em minha casa.

Fomos ontem à noite à igreja. Em seguida, fomos jantar com um casal de amigos. Ao chegarmos em casa, por volta de 23h, meu esposo entrou em nosso quarto e percebeu que tudo estava revirado. Vários objetos jogados em cima da cama. No closet, várias bolsas reviradas. Um (ou mais) bandidos haviam entrado em nossa casa!

É claro que ficamos angustiados. Ligamos para o 190 e aguardamos quase 1 hora a chegada da viatura da polícia. Minhas irmãs e minha sobrinha chegaram bem antes dos policiais. Pode?

Minha maior angústia foi o fato de que meu esposo se recusou a entrar no carro comigo e decidiu procurar nos cômodos e em torno da casa. Que idéia péssima! Mas, graças a Deus, já não havia mais nenhum intruso.

De madrugada, após a vistoria da polícia e após nos recolhermos, minha irmã me ligou e disse que minha gravidez foi muito abençoada porque já ocorreram tantas coisas durante a gestação, até furto em casa! Mas, com o bebê, tudo vai bem, graças a Deus.

É verdade! Deus tem me concedido o livramento a cada instante. Minha casa foi invadida, mas isso foi tudo. Não nos deparamos com os bandidos, ninguém nos machucou. Eu estive tranquila (na medida do possível). E como tenho história para contar para esse tal de João Pedro! rsrs

Agora, as providências para reforçar a segurança da casa estão pendentes e temos que "correr atraz" de tudo somadas às providências que ainda estão pendentes para a chegada do João. Mas, no final, tudo vai estar organizado, graças a Deus (nem que seja aos 45 do segundo tempo).

Ontem, minha irmã passou a tarde inteira aqui organizando as coisinhas do bebê: álcool nos móveis, arrumação das gavetas...

Agora à tarde, vamos à última consulta de pré-natal. Tenho estado muito ansiosa e, às vezes, aflita. Nos últimos dias, já ouvi várias histórias de bebês que morrem poucos dias antes do parto. Que horror! Por favor, não me contem mais essas histórias e também não quero saber o tamanho da agulha da anestesia! rsrsrs

Mais tarde, conto para vocês sobre a consulta.

Bjs,

P.S. Os bandidos levaram vários objetos de valor. Mas, é como eu sempre digo: vão-se os anéis, ficam os dedos! Quer coisa melhor?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Revelações minhas...




Olá amigos,

Há algum tempo, tenho sentido o desejo de compartilhar uma história muito íntima, um relato de algo que vivi com minha família em busca do sonho de ser mãe. Poucas pessoas têm conhecimento do que vou contar, quase ninguém mesmo. 

Abro aqui um parêntese para dizer que sempre fui uma pessoa muito reservada. Embora me relacione com facilidade com as pessoas, não gostava de desabafar minhas intimidades com ninguém. Nunca tive essa necessidade. Acho que isso se deve ao fato de eu pertencer a uma família grande e sempre ter tido também minha mãe como confidente. Da mesma forma, não tinha a necessidade de invadir a privacidade dos meus amigos. Se eles quisessem me contar algo, estaria pronta para ouvir, mas, sempre respeitei a intimidade, o espaço dos outros.

Depois que passei a escrever no blog, expus minha vida sem reservas. Passei a compartilhar meus sentimentos mais profundos, meus medos, minhas inseguranças, tudo o que acontece em minha vida. 

E passei a ter histórias tão íntimas compartilhadas com centenas de pessoas. Às vezes, no trabalho do meu esposo, ele vai contar algo para um amigo sobre mim e não consegue terminar porque a pessoa diz que já sabe porque  leu no blog. Outro dia, uma amiga conversou com ele sobre o quarto do meio da minha casa, que agora é o do João Pedro. Ele se surpreendeu da amiga saber detalhes, sem nunca ter conhecido nossa casa.

Pois bem. Passei do anonimato para a exposição total. Conclusão: É MARAVILHOSO! Descobri que há pessoas que me amam e que torcem por mim, independente de serem tão próximas. Descobri também bondade e carinho de pessoas que torcem pelo próximo e que você não precisa ser forte o tempo todo. Pode deixar as lágrimas caírem, pois, você descobrirá que há pessoas prontas para enxugá-las.

E assim, mesmo sem planejar, eu mudei. Sou agora um livro aberto e também uma pessoa que ama ouvir os desejos do coração do próximo. Quando recebo e-mails ou comentários, fico feliz, oro pelas pessoas, conto sobre elas e, de repente, me pego pensando na vida e na dificuldade de cada um, sonhando para que cada uma delas alcance a vitória, assim como eu, em nome de Jesus.

Mas, sem mais delongas, eis minha história.

Era 18 de abril de 2009. Estava grávida de cinco meses de uma menina e, há quatro, em repouso absoluto em minha cama. Meu esposo havia ido para a igreja e eu estava sozinha em casa. Estava perdendo sangue há uma semana e sabia que algo de errado estava acontecendo. Me levantei para ir ao banheiro e, enquanto caminhava, senti uma forte pressão no abdômem, como se minha filha estivesse saindo por entre minhas pernas. Fechei as pernas com muita força e fui me arrastando até a cama para pegar meu celular para ligar para alguém.

Desesperada, eu gritava em voz alta a Deus, pedindo que não permitisse que perdesse minha filha. Com muito esforço, cheguei ao telefone. Decidi não ligar para meu esposo, pois, sabia que, exatamente naquele momento, ele estaria à frente da igreja compondo a plataforma. Liguei para minha mãe e pedi socorro. Ela chorava tanto quanto eu e me levou para o hospital da Unimed.
Algum tempo depois, a notícia médica que eu não queria ouvir: eu estava em trabalho de parto! Minha filha nasceu e viveu por sete horas na UTI. Fizemos o velório e passamos por todo aquele sofrimento. 

Era minha terceira perda!

Em meio a tudo isso, uma pessoa sofria à distância: minha irmã Marcione. Ela estava em uma viagem, não conseguiu retornar. Alguns dias depois, ela chegou. Eu a abracei chorando e disse o quanto senti sua falta.

Algum tempo se passou. Eu já não sentia o desejo (ou melhor, a coragem) de engravidar. Mesmo sabendo que eu poderia fazer a cirurgia (cerclagem) e ficar curada, sentia que não possuía estrutura emocional nenhuma de enfrentar uma gravidez. Só de pensar em ficar grávida, sentia um medo paralisante.

Foi então que minha irmã, com o apoio de minhas duas sobrinhas (Maria Clara e Ana Paula) e meu cunhado, decidiram me estender a mão e me tirar do mar da dor, da angústia, do sofrimento. Ela se dispôs a carregar um filho meu em seu ventre. Como não tinha dificuldades de engravidar, apenas de “segurar” a gestação, faríamos uma fertilização in vitro”  com o meu óvulo e o espermatozóide do meu esposo. O embrião seria colocado no útero de minha irmã.

Assim, teria um filho meu, mas que seria carregado no ventre de minha irmã. Uma situação surreal para todos os envolvidos. Meu cunhado teria uma esposa grávida de um filho da irmã (e do concunhado). Minhas sobrinhas viveriam a gravidez de um bebê que, na verdade, era primo e não irmão.

Viajamos para a cidade de Fortaleza. Minha irmã, eu e meu esposo.  Fizemos todo o procedimento em uma clínica de reprodução. Fomos até o fim de um longo processo de inseminação artificial. 3 embriões meus (e de meu esposo) foram inseridos no útero de minha irmã.

No entanto, minha irmã não engravidou!

Não era o plano de Deus para a minha vida, nem para a dela. E Deus fez com que a gravidez não acontecesse.

Não consegui encontrar palavras e meios sábios para agradecer à minha irmã por tudo o que ela e sua família fizeram por mim. Recebi uma demonstração de amor imensurável. Poucos seres humanos fariam isso por alguém. Estar disposta a engravidar de um bebê que não é seu e passar por todo o difícil processo de gestação por uma irmã, que não poderia carregar seu próprio filho.

Mais de dois anos se passaram e Deus me permitiu não apenas manter uma gestação, mas, me deu uma gravidez tão tranqüila, tão cheia de bênçãos.

Sábado, foi a festa de aniversário de minha sobrinha e aproveitei para tirar fotos. Minha irmã tem uma linda família, além de ela própria ser linda.

E na próxima semana, chega, pela graça de Deus, meu João Pedro. E sabe quem vai estar lá no momento do parto comigo e meu esposo? Sim, a minha irmã Marcione.

Ela não carregou o João Pedro, pois Deus me permitiu essa honra. Mas, sei que será como uma segunda mãe para ele e ele a amará profundamente.

P.S. Essas fotos são da minha irmã,  tiradas no sábado passado, no aniversário de minha sobrinha, Maria Clara.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

37 semanas!!!

Mais uma terça-feira na vida uterina do meu João Pedro. Terça-feira não é um dia lindo? Hoje acordei bem cedinho, vi os primeiros raios do sol. Os passarinhos começam a cantar no meu jardim quando ainda está escuro. 

Agradeci a Deus por tudo o que Ele tem feito em minha vida e pedi a Ele que me dê sabedoria para criar meu filho, que não me permita esquecer do meu compromisso de educá-lo nos caminhos do Senhor. Pensei, por alguns momentos, em planos para a vida espiritual do João Pedro.

No sábado, vou à classe do rol do berço (classe infantil da minha igreja) para ajudar as professoras. Afinal,  já havia me programado para isso, mas, todo sábado acordo com preguiça e acabo indo apenas um pouco mais tarde à igreja. 

Tenho tentado organizar os últimos preparativos para a chegada do João e, paralelamente, tenho trabalhado um pouco. Não vou ao meu local de trabalho, mas meu chefe me manda alguns processos. Ontem à noite fiquei até tarde para ver se conseguia concluir um trabalho. Graças a Deus, missão dada, missão cumprida.

Hoje saímos pela manhã para escolher um tecido para a poltrona de amamentação e também levar umas roupinhas do João para a lavanderia. Tínhamos uma lista enorme, mas, isso foi tudo o que conseguimos fazer.

Completar 37 semanas é maravilhoso. A partir de hoje, se o bebê nascer, ele não é mais considerado prematuro. Nossa, como temi essa tal prematuridade! Finalmente, o João já está em tempo de nascer e está guardadinho apenas para fortalecer ainda mais o pulmão e ganhar peso (embora já seja bem pesadinho).

Sempre pensei que meu filhote fosse nascer pequeno, magrinho. E está com um peso acima da média. Fico tão feliz, tão emocionada, tão grata a Deus. Agora eu o chamo de "meu gordinho". Amo pensar que ele já tem gordurinha no corpo e não é tão magrinho. Acho que ele vai ter umas bochechas gostosas para morder. hehehe.

Estava olhando uma agenda do ano passado, vi no calendário que todas as terças-feiras estavam marcadas com um círculo feito por mim. Quanta história vivida!

Hoje é minha penúltima terça-feira grávida. 

A Deus, toda honra e toda glória!

37 semanas (segundoo guia do bebê)

10º mês lunar - 37ª semana
Minha Gravidez Semana a Semana

O bebê está medindo 35cm e pesando 2950g.
Agora não há grandes mudanças, o bebê cresce e ganha peso. Ele está maduro e pode nascer a qualquer momento, principalmente a partir do fim dessa semana.

O bebê já está na posição que irá nascer, fazendo o médico decidir se vai ser parto normal ou cesárea. 

Você estará um pouco mais aliviada em relação a dores e respiração. Um corrimento vaginal mais forte pode aparecer. Qualquer alteração deve ser informada ao médico.

Com o bebê de termo, as consultas pré-natais devem ser semanais, com avaliação ginecológica para conferir a dilatação do colo uterino, a integridade da bolsa amniótica e o pólo fetal que está se apresentando.

Pré-termo, termo e pós-termo
Uma gestação que se encerre antes da 37ª semana é chamada de gestação pré-termo.
Gestação termo é aquela que dura entre a 37ª semana e a 42ª semana incompleta.
Já a gestação que tem duração de 42 semanas ou mais é conhecida como pós-termo.
ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

João Pedro vai chegar 17 de fevereiro!!!

Olá amigos,

Agora é definitivo (pelo menos, eu acho). João Pedro está com data agendada para nascer, graças a Deus. Estou tão feliz. Toda essa espera está chegando ao fim e um novo recomeço vai tomar conta de minha vida. Dia 17 de fevereiro, pela graça de Deus, vou poder afirmar que Deus operou um milagre em minha vida e vou também, finalmente, poder dizer: eu tenho um filho!

A minha ansiedade, neste momento, é indescritível. Minha mente e coração estão acelerados. Fico pensando na hora do parto, no que tenho que fazer até lá. Meu Deus, preciso da tua ajuda!

Estava no telefone agora há pouco com minha irmã Marcione. Dizia a ela que vou agendar para esta semana uma consulta com a pediatra, pois "não tenho a mínima idéia do que vou fazer com o bebê quando ele chegar em casa". Minha irmã caiu na gargalhada e disse que essa foi a piada do dia.

Ah, fizemos ultrassom e pasmem: em menos de duas semanas, o bebê passou de 2k600g para 3.570. Nossa, ele tá enorme. Fiquei muito surpresa. Achei que hoje ele estaria com cerca de 3kg, apenas. A médica se surpreendeu muito com o tamanho dele. Será que é por isso que tenho sentido uma fome de leão?

Bom, a médica me esclareceu algumas dúvidas e agendou para que eu retornasse na semana que vem para os últimos detalhes e para que eu possa me tranquilizar, se é que isso é possível.

Ela me disse para ficar tranquila em relação à anestesia. Disse a ela que suportei várias anestesias para fazer curetagem. Sim, eu posso suportar para ter meu bebê comigo.

Só de imaginar que semana que vem terei meu João Pedro envolto em meus braços, tenho uma forte emoção: de alegria, de medo, de gratidão, de felicidade...

Sei que você compartilha dessa felicidade e tem caminhado comigo essa jornada.

Por favor, orem por mim, por essa hora tão desejada da chegada do João.

Boa noite a todos!

P.S.: Minha amiga Letice também vai atuar no parto. Vai cortar minha barriga, hehehe.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Como um dia de domingo...

Olá amigos,

Estou aqui no nosso cantinho para desabafar um pouco. Sei que minhas palavras deveriam ser sempre de alegria e gratidão a Deus. Mas, sei também que aqui posso desabafar sem ser julgada, pois, me sinto muito acolhida por cada um de vocês que acompanha o blog.

Hoje estou um pouco tristonha sem saber exatamente o motivo. Acho que aquela frase popular define bem meu estado de ânimo: "Sei lá, entende? "

Não sei se isso faz parte dessa reta final de gravidez. Mamães de plantão, é assim mesmo?

De repente, me dou conta de que não tenho o direito de estar triste por nenhum segundo, pois tudo o que sonho e espero da vida está aqui comigo: o João Pedro!

E ainda que tivesse razões para estar triste, nada é significante diante da grandez do presente que tenho recebido de Deus. E, então, tudo passa e a tristeza vai embora. E fica a suave sensação de saber que faltam poucos dias para minha vida dar uma reviravolta. Noites sem dormir, choros e fraldinhas sujas. Como espero por esses maravilhosos dias!

As pessoas me falam que não vou dormir, não vou ter tempo para nada. E é assim que eu espero que seja: Intenso!!! Acho mesmo que não vou querer dormir  só para ficar olhando para o meu João. 

Hoje à tarde, preparei a mala do bebê para levar para a maternidade (finalmente!!!) . Acho que coloquei tudo o que ele precisa. Será? Ah, descobri que ele ainda não tem luvinhas, coitadinho. Não posso esquecer de comprar. A mala ficou cheia e pesadinha. Ainda falta preparar a minha bagagem, que também terá uma lista enorme: máquina fotográfica, sutiã de amamentação hehe, camisolas... Mas, essa tarefa vai ficar para amanhã. Afinal, para uma mamãe tão barriguda como eu, nada é tão simples, rsrs.

Uma boa semana a todos e fiquem com Deus.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fevereiro...

Bom dia amigos,

Hoje acordei muito feliz. Me dei conta, logo cedo, que já estamos em fevereiro: o mês do nascimento do João e, futuramente, o mês do aniversário dele. Quanta emoção! Quando fiz minha primeira ultrassom, o médico me disse que a data provável do parto seria em fevereiro. Nossa, como parecia distante! Hoje estamos aqui contando as últimas semanas (que parecem demorar uma vida rsrs).

Ontem tive uma grande benção que gostaria de compartilhar com vocês. Eis a história:

Minha médica me informou que não gostaria de fazer meu parto na Unimed e fez algumas críticas ao Hospital. Ninguém precisa ser médico para saber que, lamentavelmente, em Macapá, a Unimed deixa muito a desejar (diferente de outros estados). A médica me falou sobre as condições do centro cirúrgico e também sobre a falta de estrutura para receber o bebê caso ele precisasse de berçário... (nunca se sabe). Enfim, ela me deu um encaminhamento para que eu solicitasse que a Unimed pagasse o Hospital São Camilo para realizar a cesárea.

Logo, orei a Deus,  fiz um requerimento e protocolizei na Unimed com a solicitação anexa. Mas, a Unimed nem tem convênio com o São Camilo, como outrora. Então, eu pensei: "Certamente, a Unimed vai negar e eu vou precisar ajuizar uma ação judicial".

Enquanto estava estudando o caso e me organizando para começar a redigir a ação judicial (esperando uma resposta negativa), eu vi o quanto estava errado meu comportamento. Como eu posso colocar um problema nas mãos de Deus e me preparar para uma solução feita por homens, duvidando por completo de que Deus está à frante e eu preciso agir pelas próprias mãos?

Pedi perdão a Deus pela minha fé tão volúvel. Parei de pesquisar (e até de pensar) no assunto. Dois dias após o meu pedido de requerimento, eu nem precisei ir buscar a resposta na Unimed. Eles me ligaram para que eu fosse buscar a autorização.

Deus tem cuidado de tudo em minha gravidez. Ele tem agido em minha vida a todo momento. São tantas bençãos! Sinto que, após tanto sofrimento, as portas e as janelas dos céus se abriram para mim. Durante minha gravidez, foram tantas as vezes que eu precisava resolver problemas (uns menores, outros maiores), pedia  a Deus que intervisse e Ele resolvia o problema sem que eu fizesse absolutamente nada.

Lembro-me agora quando estávamos em Campinas, precisávamos despachar nosso carro para vir para Macapá. Estava tão difícil que pensamos em vender o carro, pois, achávamos que não conseguiríamos trazê-lo. Pedimos a Deus que nos mostrasse uma solução.

No sábado, quando fomos à igreja (de mais de quatrocentos membros), um rapaz (que não conhecíamos) que era de Belém do Pará e estava de passagem por Campinas, "puxou" conversa com o Alê para falar sobre o que? Para dizer que estava voltando para Belém e já havia despachado o carro. E assim nos forneceu o número do telefone da transportadora e, na segunda seguinte, tudo estava resolvido.

Pois é. Temos muitas histórias para contar. Histórias que fariam você se surpreender com tantos detalhes e evidências de que Deus é quem está no comando.

Há certo tempo atraz, estava desabafando com  minha mãe. Dizia a ela que eu sabia e acreditava na existência de Deus. Mas, também dizia que, na verdade, eu ainda não havia sentido seu poder atuando em minha vida. Não me lembrava de nenhuma situação em que eu tivesse a certeza de que algo que aconteceu em minha vida tivesse sido obra de Deus. Não sei se estou conseguindo transmitir para você. Gostaria de sentir que Deus fez algo por mim. Algo que evidenciasse que só Ele poderia ter feito. Um milagre.

Quando perdi meu primeiro filho, o Guilherme, passei vários dias sem conversar com Deus. Uma vez sussurrei: Meu Deus, precisamos conversar, mas agora não. E foram tantos momentos difíceis. Me perguntava o porquê de tudo aquilo acontecer comigo e não encontrava respostas. Com tantas mães abandonando seus filhos, praticando aborto, porque tudo aquilo acontecia comigo?

Mesmo sem entender ou querer aceitar, entreguei minha vida e meus planos a Deus.

Dentro de alguns dias, vou receber o maior de todos os milagres. Algo que só poderia ter sido feito por Deus. Carrego em meu ventre uma vida. Alguém mais tem o poder de conceder a vida? Não!

Outro dia, minha mãe me lembrou sobre a conversa que tive com ela e ambas refletimos sobre a misericórdia de Deus que nos alcança pela Graça.

Feliz Fevereiro a todos!